Sonae IM reforça posição na área da cibersegurança com fusão entre S21Sec e Nextel

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 08 jun (Lusa) -- A Sonae Investment Management (IM) anunciou hoje ter chegado a acordo para fundir as operações da sua participada S21Sec com a espanhola Nextel, reforçando a posição da sua unidade de cibersegurança na Ibérica e América Latina.

Em comunicado, a empresa de investimento na área tecnológica do grupo Sonae diz que a operação -- que deverá estar concluída "no prazo de duas semanas" - lhe confere "uma escala ainda mais relevante para expandir no mercado europeu", no âmbito da estratégia de "criação de um líder europeu de cibersegurança".

"Com a conclusão desta operação a empresa combinada contará com cerca de 400 profissionais altamente especializados em cibersegurança e com uma base de clientes que inclui a maioria das grandes empresas Ibéricas", refere, salientando que "a escala acrescida reforçará ainda a capacidade de continuar a inovar e de prestar serviços avançados, na resposta à crescente complexidade do cibercrime".

A S21Sec é uma empresa de cibersegurança a nível ibérico onde a Sonae IM investiu E que possui uma forte presença na América Latina, enquanto a Nextel é uma empresa espanhola com 30 anos de atividade apresentada como "uma referência em serviços de auditoria, consultoria e integração de soluções de cibersegurança".

Segundo a Sonae, a fusão entre ambas "é especialmente atrativa graças à complementaridade das duas empresas e ao potencial de criação de valor", com destaque para a ampliação da base de clientes por setor, para o reforço da escala nas regiões onde já marcam presença e para o crescimento e diversidade da equipa de especialistas de cibersegurança.

"Com a operação consolidamos o projeto que iniciámos em 2014 com a entrada no capital da S21Sec, reforçado em 2016 com o investimento na Sysvalue, e damos um passo determinante que posiciona a empresa combinada como um dos líderes no panorama de cibersegurança europeu", afirma o diretor executivo da Sonae IM, Carlos Alberto Silva, citado no comunicado.

Focada no investimento em empresas tecnológicas nas áreas de cibersegurança, telecomunicações e de retalho, a Sonae IM possui atualmente perto de duas dezenas de investimentos diretos em empresas com elevado potencial tecnológico e em diferentes fases de desenvolvimento.

Recentemente também investiu como 'limited partner' em três fundos geridos pela Armilar Venture Partners, que detém participações em 22 empresas, entre a quais a Outsystems e a Feedzai.

PD // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.