União Europeia anuncia novo plano de acção contra desastres na América Latina

| Mundo
Porto Canal / Agências

Manágua, Nicarágua, 23 jan (Lusa) -- A União Europeia vai iniciar em abril um novo plano de ação para a redução de riscos de desastres na América central e no México, avaliado em 14,4 milhões de dólares, informou a Direção Geral de Ajuda Humanitária e Proteção Civil.

"Definimos um novo plano de ação que vai iniciar-se em abril e será implementado este ano e em 2015", disse a responsável para a América Central e México da Direção Geral de Ajuda Humanitária e Proteção Civil, com sede em Manágua, a belga Virginia André, citada pela agência Efe.

Esta dependência da União Europeia atua em áreas relacionadas com a resposta a emergências, redução do risco de desastres e resposta a consequências humanitárias da violência.

O último plano de ação desenvolveu-se entre 2012 e 2013, período durante o qual a União Europeia investiu 16,5 milhões de euros, dos quais a maior parte foi investida em projetos relacionados com a redução de desastres.

Para o plano que se iniciará em abril, a União Europeia já destinou 10,7 milhões de euros.

Desde 1994 que a União Europeia já doou 178 milhões de euros em ajuda humanitária à América central e México, dos quais 56 milhões foram destinados à redução de riscos de desastres.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.