Sporting: Sócios fazem participação disciplinar do Conselho Diretivo

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 jun (Lusa) -- Uma participação disciplinar contra o Conselho Diretivo do Sporting foi hoje entregue à comissão de fiscalização nomeada pela Mesa da Assembleia Geral (MAG) demissionária, confirmou à Lusa um dos subscritores.

Segundo o crítico e agente musical Manuel Moura dos Santos, a participação foi subscrita por 21 associados do clube, que denunciam a "prática de gravíssimos ilícitos disciplinares que colocam em causa a própria subsistência da instituição Sporting Clube de Portugal".

Esta participação foi sido remetida para a comissão de fiscalização instituída pela MAG, liderada pelo presidente demissionário do órgão Jaime Marta Soares, como forma de evitar um vazio com a demissão da maioria dos elementos do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD), antes de o Conselho Diretivo (CD) ter anunciado a criação de uma comissão transitória da MAG, encabeçada por Elsa Tiago Judas.

Em causa, segundo o documento, está um caso de "usurpação de poder", com a desconvocação de uma Assembleia Geral, a nomeação de uma nova MAG e de uma comissão de fiscalização: "Se o resto era gravíssimo, isto é o equivalente a um Golpe de Estado".

Nos pontos finais da participação, os sócios defendem que "num prazo máximo de 48 horas: a notificação de nota de culpa ou instauração de inquérito prévio": "Em qualquer dos casos, devem ser os participados suspensos preventivamente nos termos do artigo 20.º do Regulamento Disciplinar, devendo ser suspensos do exercício das funções sociais e impedida a sua presença nas instalações do clube".

"Esta participação foi feita junto do órgão nomeado legalmente pelo presidente demissionário da MAG, Jaime Marta Soares. Não sei se vai funcionar, mas tenho a expectativa que resulte", referiu Manuel Moura dos Santos, em declarações à Lusa.

Questionado sobre o prazo solicitado, João Teives, outro dos subscritores, deu conta de que estas 48 horas visam apelar à atuação da comissão de fiscalização, por o "clube ter sido retirado dos sócios".

JP // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Tudo preparado para receber as eleições do FC Porto 2024-2028

O Estádio do Dragão já está pronto para receber as eleições dos órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

A perder por dois, Gil Vicente empate frente ao Arouca depois dos 90 minutos

O Gil Vicente-Arouca, que arrancou pelas 20h15, abriu a 31ª jornada da primeira liga e acabou empatado a duas bolas. Os arouquenses estiveram a vencer por duas bolas a zero mas a equipa de Tozé Marreco conseguiu dar a volta no resultado e marcar dois golos já após os 90 minutos.