Bolseiros de investigação científica marcam novo protesto para dia 29, para a AR

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 jan (Lusa) - A Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), que organizou hoje um protesto em Lisboa contra os cortes no número de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, marcou um novo protesto para dia 29, para a Assembleia da República.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da ABIC, João Pedro Ferreira, disse que o novo protesto vai realizar-se no dia em que será discutido no parlamento um abaixo-assinado recolhido, no ano passado, contra o corte na atribuição do número de bolsas.

A fonte remeteu para mais tarde a definição dos contornos do protesto, se será feito nas galerias ou no exterior da Assembleia da República.

Segundo o dirigente, haverá, no mesmo dia, ações descentralizadas em Coimbra, Porto e Aveiro, a determinar posteriormente.

O protesto de hoje, que reuniu centenas de bolseiros, apoiados por cientistas e professores, começou em frente à sede da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), na Avenida D. Carlos I, onde terminou, ao fim de quase três horas, depois de ter passado junto à residência oficial do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Próximo da residência de São Bento, os manifestantes pediram a demissão do Governo. Na receção, representantes da ABIC entregaram uma moção a pedir a dignificação do emprego na ciência.

Posteriormente, em frente à sede da FCT, entidade pública que atribui as bolsas, os investigadores pediram a demissão do presidente, Miguel Seabra.

João Pedro Ferreira adiantou à Lusa que a ABIC pretendia que investigadores excluídos das bolsas pudessem entrar na FCT e requerer a consulta dos seus processos.

Contudo, a PSP montou um perímetro de segurança, que impediu a entrada dos bolseiros.

De acordo com os resultados divulgados, na semana passada, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o concurso de 2013, com efeitos práticos em 2014, atribuiu, no total, menos 1.344 bolsas individuais de doutoramento (menos 900) e pós-doutoramento (menos 444) face a 2012.

Contactada pela Lusa, a Fundação para a Ciência e Tecnologia remeteu uma reação ao protesto dos bolseiros para uma declaração escrita a enviar às redações ainda hoje.

Do Ministério da Educação e Ciência, que tutela o setor, não foi possível ainda obter uma reação.

ER //GC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.