Jornalista egípcio condenado a dez anos de prisão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cairo, 23 mai (Lusa) - O jornalista Ismail Alexandrani, especialista em grupos extremistas na península do Sinai, foi condenado na terça-feira a dez anos de prisão por um tribunal militar egípcio, anunciou o advogado.

Alexandrani foi preso em novembro de 2015 e acusado de publicar segredos militares e de pertencer ao movimento fundamentalista da Irmandade Muçulmana, disse o advogado Tarek Abdel Aal.

O jornalista foi também acusado de disseminar informações que podiam ser prejudiciais à segurança nacional do Egito, disse Tarek Abdel Aal. O advogado declarou que vai decorrer da sentença.

Ismail Alexandrani encontra-se em prisão preventiva há dois anos e meio, depois de ter sido detido no aeroporto egípcio de Hurghada, nas margens do mar Vermelho, quando regressava de Berlim, onde ministrava cursos sobre a situação no Egito.

Este veredito "ilustra as cruéis represálias do Governo contra jornalistas que abordam questões delicadas", denunciou a diretora da organização não-governamental de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch para o Médio Oriente, Sarah Leah Whitson.

MIM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.