Mãe "reconhece" corpo encontrado em Braga, PJ espera resultados dos testes ADN

| Norte
Porto Canal

A mãe de uma jovem desaparecida desde outubro disse hoje não ter dúvidas de que o corpo encontrado este mês em Braga é da filha, mas a Polícia Judiciária sublinhou ser necessário esperar pelos resultados dos testes de ADN.

"Não me deixaram ver o corpo, mas já sei que é a minha filha. O vestido, as sabrinas e o relógio que resistiram ao fogo eram dela, a própria polícia já me desenganou", referiu Alessandra Maldonado, mãe da jovem, à Lusa.

A 11 de janeiro, foi encontrado o corpo de uma mulher, atado de pés e mãos e parcialmente queimado, no forno de uma antiga fábrica de serrim em Santa Lucrécia de Algeriz, em Braga.

Desde logo a polícia começou a trabalhar a tese de se tratar de Mayara Maldonado, uma jovem brasileira de 20 anos, que estudava em Braga e que estava dada como desaparecida desde 11 de outubro de 2013.

Alessandra Maldonado enfatizou o facto de o corpo ter aparecido "a 800 metros" da casa do ex-namorado da filha.

"Não tenho dúvidas nenhumas de que é a minha filha. Neste momento, o que eu mais quero é que as autoridades libertem rapidamente o corpo, para poder acabar com este pesadelo", apelou.

Contactada pela Lusa, fonte da Polícia Judiciária disse que "tudo indica" que se trata de Mayara Maldonado, mas sublinhou que é preciso esperar pelos resultados dos testes ADN feitos pelo Instituto de Medicina Legal, uma vez que a autópsia foi inconclusiva, face ao adiantado estado de decomposição do corpo.

"Obviamente, nestas coisas não pode restar a mínima dúvida. Compreendemos a angústia e a dor da família, mas só poderemos entregar o corpo quando tivermos dados rigorosos, científicos sobre a sua identidade", acrescentou a fonte policial.

A jovem veio para Portugal com a mãe e o padrasto e andava a estudar na Escola Profissional de Braga.

Em 2011, os progenitores regressaram ao Brasil, alegadamente por o homem não ter conseguido autorização de permanência, mas Mayara ficou, para prosseguir os estudos.

Entretanto, a jovem começou também a trabalhar num bar de alterne, em Famalicão.

Nas redes sociais, já está em curso uma campanha de angariação de fundos para a cremação do corpo, para a poder levar de volta para o Brasil, concretamente para Birigui, estado de São Paulo.

Segundo adiantou, entre os custos da cremação e a viagem, serão necessários cerca de 3.000 euros.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.