Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, vai ter núcleo de receção ao visitante

| Norte
Porto Canal / Agências

Felgueiras, 21 jan (Lusa) - A Câmara de Felgueiras vai criar um núcleo de receção ao visitante do Mosteiro de Pombeiro, monumento nacional, reconstruindo um núcleo rural próximo, adiantou hoje à Lusa o vice-presidente.

Segundo João Sousa, o projeto também prevê, no mesmo espaço, um polo expositivo e interpretativo da envolvente rural ao mosteiro, para além de outros equipamentos de apoio ao turista.

O projeto está a ser concluído e a obra, para a qual já há financiamento, deverá arrancar até ao verão, no âmbito de uma candidatura ao programa Ader-Sousa, no valor de 160.000 euros.

O autarca explicou que a intervenção vai incidir na designada Casa do Adro, situada a cerca de 150 metros do mosteiro do século XI, um dos principais monumentos da Rota do Românico do Tâmega e Sousa.

O futuro espaço incluirá acervo representativo da importância rural que aquele território já teve, para além de informação sobre o estilo românico, contextualizado no património ambiental da área envolvente ao mosteiro.

Para potenciar a importância do futuro equipamento, a autarquia está a negociar a aquisição a particulares de uma área contígua com cerca de 30.000 metros quadrados, para ali criar um parque de lazer e centro de interpretação ambiental.

"Aquele espaço é muito bonito, tendo até uma linha de água. Pretendemos disponibilizá-lo à população para atividades de lazer e sensibilização ambiental", afirmou João Sousa.

Se a aquisição for conseguida, adiantou também o vice-presidente, será criado um novo acesso rodoviário que melhorará as ligações à zona do antigo seminário de Pombeiro, contíguo ao terreno.

A autarquia propõe-se também construir uma réplica da antiga fonte dos claustros do mosteiro, com cerca de 12 metros de altura.

Para o autarca, há que melhorar as condições de receção e lazer numa das zonas com maior potencial turístico do concelho de Felgueiras, potenciando a atratividade do mosteiro.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.