Rehn insiste que é "prematuro" decidir como Portugal deve sair do programa

| Economia
Porto Canal

O comissário europeu dos Assuntos Económicos considerou hoje ser "prematuro" tomar uma decisão sobre a forma de Portugal sair do programa de ajustamento, que só deverá ser tomada "no inverno, primavera", com base na evolução da situação.

O comissário Rehn, que falava durante uma conferência sobre governação económica, que decorre no Parlamento Europeu, em Bruxelas, com a participação de deputados dos parlamentos nacionais dos diversos Estados-membros, respondia a uma questão colocada pelo deputado Paulo Mota Pinto, do PSD, sobre estratégia de saída de Portugal do respetivo programa de ajustamento.

"Perguntou se Portugal deve estar preparado para a chamada saída limpa, sem qualquer tipo de apoio, ou se é necessário um cautelar. É ainda prematuro tomar qualquer decisão final nesta matéria", respondeu Olli Rehn.

O comissário dos Assuntos Económicos disse acreditar que agora é sobretudo importante "monitorizar cuidadosamente os desenvolvimentos na economia real e nos mercados financeiros".

"Analisaremos a situação nas próximas semanas e meses, e, algures ao longo do inverno, primavera, chegaremos a uma conclusão, obviamente em conjunto com o Governo português, e depois com os Estados-membros da zona euro e os nossos parceiros internacionais", disse.

Relativamente à questão da "apropriação do programa", suscitada pelo mesmo deputado, que lembrou o facto de o memorando de entendimento ter tido um amplo apoio em Portugal (com o apoio de PS, então no poder, PSD e CDS-PP), que veio a deteriorar-se ao longo da implementação do programa, Rehn limitou-se a dizer que esta é uma questão importante, pois vários exemplos mostram que "nos países onde a unidade nacional prevaleceu, os resultados foram mais convincentes e a confiança regressou mais depressa", e comentou que tal aconteceu na Irlanda e Letónia, "mas também Espanha e Portugal estão a mostrar forte apropriação".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.