Renunciar à presença do Irão em 'Genebra 2' é "um erro" - Rússia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 21 jan (Lusa) - A Rússia considerou "um erro" o recuo da ONU na decisão de convidar o Irão para a conferência de paz sobre a Síria, denominada "Genebra 2", declarou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov.

"É um erro", disse à imprensa.

"Sublinhámos sempre que todos os atores externos com influência na situação devem estar representados", acrescentou, quando questionado sobre a decisão do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, de retirar o convite que tinha endereçado ao Irão, para salvar a conferência, que começa na quarta-feira.

Lavrov criticou as explicações apresentadas por Ban para este recuo.

"Quando o secretário-geral da ONU disse que era obrigado a anular o convite feito ao Irão por este não apoiar os princípios inscritos no comunicado de 'Genebra 1' [de junho de 2012], esta é, na minha opinião, uma frase bastante retorcida", declarou Lavrov.

"Aqueles que exigiram a anulação do convite feito ao Irão são os mesmos que afirma que a aplicação do comunicado de Genebra deve resultar numa mudança de regime" na Síria, sublinhou.

Os Estados Unidos, Reino Unido e França, que apoiam a saída do Presidente sírio, Bashar al-Assad, exigiram que o Irão apoiasse uma transição democrática na Síria para estar presente na conferência.

"É uma interpretação desonesta do que foi acordado em Genebra em junho de 2012", disse.

O ministro russo considerou que a ausência do Irão em 'Genebra 2' não era "uma catástrofe".

"Lamento que toda esta história não tenha reforçado a autoridade da ONU", declarou.

A Rússia, fiel aliado do regime de Bashar al-Assad, está na origem, juntamente com os Estados Unidos, da proposta de realizar a conferência de paz 'Genebra 2', para tentar encontrar uma solução política para a guerra civil na Síria, que já causou mais de 130 mil mortos e milhões de refugiados e deslocados desde março de 2011.

EJ // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.