Ban Ki-moon retira convite para a conferência de paz ao Irão menos de 24 horas depois de o ter feito

Ban Ki-moon retira convite para a conferência de paz ao Irão menos de 24 horas depois de o ter feito
| Mundo
Porto Canal

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, excluiu segunda-feira, de forma abrupta, o Irão da conferência de paz para a Síria, menos de 24 horas depois de o ter convidado a participar.

A razão da exclusão foi a recusa iraniana de apoiar a constituição de um governo de transição que viabilizasse o fim da guerra no país.

A retirada do convite, que já tinha sido uma surpresa, ocorreu menos de 24 horas depois de ter sido feito, com ideia de salvar as conversações, que começam quarta-feira na cidade suíça de Montreux.

A formulação do convite tinha suscitado pedidos para a sua retirada, feitos designadamente pela oposição síria e pelos EUA.

O Irão é um dos principais apoiantes do Presidente sírio Bachar al-Assad, que reafirmou que não tenciona demitir-se, em entrevista à AFP, divulgada no domingo.

A Declaração de Genebra apelou a um governo de transição que conduzisse o país para fora da guerra de três anos que, pelas contas da ONU, já causou mais de 100 mil mortos.

O líder da ONU disse que o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Javad Zarif, lhe assegurou repetidamente que "compreendia e apoiava" o objetivo da conferência de paz de estabelecer um governo provisório.

"O secretário-geral está profundamente desapontado pelas declarações públicas iranianas de hoje, que não são de todo consistentes com o compromisso formulado" por Zarif, afirmou o porta-voz da ONU, Martin Nesirky.

Ban "continua a apelar ao Irão para que se junte ao consenso subjacente à Declaração de Genebra", acrescentou o seu porta-voz.

"Uma vez que [o Irão] escolheu ficar fora deste entendimento básico, ele [Ban Ki-moon] decidiu que a reunião, de um dia, em Montreux vai fazer-se sem a participação do Irão", avançou Nesirky.

Dirigentes da ONU revelaram que Zarif tinha aparentemente prometido a Ban Ki-moon uma declaração em que aceitava o compromisso de Genebra.

Mas o embaixador iraniano na ONU, Mohammad Khazaee, reafirmou a rejeição pelo seu governo das condições para a participação na cimeira.

"O Irão sem apoiou a procura de uma solução política para esta crise", afirmou Khazaee, em comunicado.

Mas, acrescentou, "se a participação do Irão está condicionada pela aceitação da Declaração de Genebra, então o Irão não participa".

Ban Ki-moon teve contactos com os ministros dos Negócios Estrangeiros dos EUA e da Federação Russa antes de excluir o Irão.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.