PS Bragança considera "mais um embuste" promessa de Governo sobre Túnel do Marão

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 20 jan (Lusa) - A Federação Distrital de Bragança do PS considerou hoje "mais um embuste matreiro" do Governo o anúncio do primeiro-ministro de que pretende retomar as obras no Túnel do Marão ainda durante o primeiro semestre.

Os socialistas de Bragança exigem "factos concretos" e "medidas calendarizadas", argumentando que "chega de intenções demagogas e estéreis", lê-se num comunicado enviado à Lusa e assinado pelo presidente da federação distrital, Jorge Gomes.

A reação da distrital do PS surge depois de no sábado, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ter avançado, em Bragança, que espera retomar "durante o primeiro semestre de 2014" as obras no Túnel do Marão, paradas há mais de dois anos.

"Choca a todos os transmontanos este desplante, esta falta de respeito, este branqueamento de inaptidão política e do erro passado, bem como da gritante miopia político-estratégica em nome do interesse nacional", considera o PS de Bragança.

Para o presidente da federação, o primeiro-ministro, "que apenas se lembra do Nordeste Transmontano quando vai a votos, ou para prejudicar as populações" que lá vivem, devia apresentar "factos concretos e medidas calendarizadas", em vez de, "com pezinhos de lã e grande ligeireza, vir aventar a possibilidade de durante o primeiro semestre de 2014 retomar as obras do Túnel do Marão".

"Chega de mãos cheias de intenções demagogas e estéreis no que representam mais um embuste matreiro deste Governo à região, aos portugueses, aos investidores internacionais, que já não acreditam num Governo cuja agenda se centra em malabarismos de gestão de ciclos eleitorais e não no que de facto importa, que é a criação de condições para o desenvolvimento da região e do país", lê-se no comunicado.

A Federação Distrital de Bragança do PS "considera uma deplorável falta de respeito o facto de, por motivos estritamente eleitoralistas, o primeiro-ministro deste país, com um populismo desmensurado, desrespeitar a dignidade de todos os Transmontanos".

Os trabalhos da autoestrada do Marão, entre Vila Real e Amarante, que inclui o túnel, estão parados há mais de dois devido a dificuldades financeiras do consórcio construtor, liderado pela Somague.

Depois de quase dois anos de obra parada, em junho de 2013, o Estado rescindiu o contrato de concessão do Túnel do Marão invocando justa causa fundada no incumprimento por parte da concessionária Autoestrada do Marão e resgatou a obra.

Entretanto a concessão da autoestrada passou para as mãos da EP - Estradas de Portugal.

Em agosto, o presidente da EP, António Ramalho, afirmou que seriam precisos mais dois anos e 150 milhões de euros para concluir a Autoestrada do Marão.

Segundo explicou na altura, para os trabalhos avançarem, será necessário abrir um novo concurso público internacional, que -- calculou - demorará pelo menos um ano.

Depois, de acordo com o presidente da EP, serão ainda precisos mais "oito a nove meses para concluir a obra".

HFI (PLI) // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).