Muitas personalidades presentes na condecoração de Cristiano Ronaldo

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 jan (Lusa) -- A condecoração do futebolista português Cristiano Ronaldo com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, por parte do Presidente da República, Cavaco Silva, vai ser presenciada por muitas personalidades do desporto e política.

Além de familiares e amigos, na cerimónia que vai decorrer no Palácio de Belém, em Lisboa, vão estão presentes os presidentes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, do Real Madrid, Florentino Perez, e do Sporting, Bruno de Carvalho.

A comitiva da FPF conta ainda com os vice-presidentes Hermínio Loureiro e Humberto Coelho, os diretores João Vieira Pinto e Pauleta, o diretor-desportivo, Carlos Godinho, e o secretário-geral, Tiago Craveiro.

O Sporting está ainda representado pelo diretor Augusto Inácio, o treinador da equipa principal, Leonardo Jardim, assim como Aurélio Pereira, o responsável pela contratação do avançado pelos "leões".

Além de Florentino Perez, o atual clube de Ronaldo fez-se representar pelo diretor de relações externas, o antigo futebolista Emílio Butragueno, e pelo diretor-geral, Angel Sanchez.

O ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, o vice-presidente do Governo Regional da Madeira João Cunha e Silva, o secretário de Estado-adjunto e da Saúde, Fernando Leal da Costa, a chanceler das ordens nacionais, Manuela Ferreira Leite, o embaixador de Espanha em Portugal, Eduardo Junco, o ministro conselheiro da Embaixada de Espanha em Portugal, António Pedauye, e o presidente do Conselho da Diáspora, Filipe Botton, constam também na lista de presenças.

O presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), Joaquim Evangelista, está também presente na cerimónia, que vai ser ainda presenciada pelo agente FIFA Jorge Mendes, empresário de Cristiano Ronaldo.

Cavaco Silva justificou a decisão de condecorar Cristiano Ronaldo pelo seu contributo na projeção internacional do país.

Esta condecoração, agendada para as 15:00, ocorre uma semana depois de o jogador ter conquistado a Bola de Ouro de 2013, repetindo o êxito de 2008.

JP // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

FC Porto (Voleibol): O grito audaz das tricampeãs. Crónica de jogo

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-2), no Dragão Arena, e volta assim a estar em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão (2-1), disputada à melhor de cinco.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.