FC Porto campeão: Dragões de Lisboa fazem a festa com o nulo em Alvalade

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 05 mai (Lusa) - Os adeptos do FC Porto de Lisboa comemoraram já hoje, na casa do clube, a conquista do 28.º título nacional de futebol ao beneficiar do nulo entre Sporting e Benfica, em jogo da 33.ª jornada da I Liga.

Sem nervosismo à flor da pele, até porque o resultado em nada afetaria a época do FC Porto, os adeptos foram vivendo minuto a minuto de forma muito natural, mas com um ligeiro favoritismo para as ações atacantes dos 'leões', apesar do empate transformar os 'dragões' campeões nacionais.

Perto de duas dezenas de adeptos chegaram mais cedo e aproveitaram para jantar. O bitoque foi o prato que mais se via em cima das mesas compostas por toalhas azuis. Mas a francesinha, à moda do Porto, como o proprietário do bar fazia questão de frisar, também era opção, a par das tripas. Sim, as tripas também não podiam faltar. Casais e outros grupos de amigos, com indumentária a rigor, foram enchendo o segundo piso de um dos prédios da Avenida da República, em Lisboa. O 'covil do dragão'.

No exterior apenas elemento da PSP estavam presentes, mas para fazer a guarda de uma unidade hoteleira, paredes meias com a sede 'azul e branca'. As atenções estavam viradas para o Estádio de Alvalade. A escassos três quilómetros dali.

Em Roma, sê romano. Um fino para abrir o jogo no momento em que o albicastrense Carlos Xistra deu o apito inicial, onde um tímido "Porto, Portooo" foi ouvido.

Depois, silêncio total. Apenas se ouvia o barulho das máquinas atrás do balcão do bar e o som dos televisores. Som este que foi trocado por risos quando Rafa, aos 08, rematou ao poste da baliza a cargo de Rui Patrício. Já, aos 38, pelo mesmo jogador e pelo mesmo motivo suspirou-se de alívio.

Em cima do intervalo, um "ui" invadiu a sala quando Bas Dost passou pela linha defensiva do Benfica e procurou servir Gelson para o golo inaugural, mas Douglas acabou por intercetar.

A pausa serviu para o presidente dos "dragões" de Lisboa, Álvaro Monteiro, dar algumas informações sobre a próxima jornada, que é de encerramento da I Liga e de festejar o 28.º título nacional, e, sem nunca querer dizer que os 'azuis e brancos' poderiam ser campeões esta noite, deixou claro que não havia nada de previsto para eventuais festejos.

"Não vou dizer mais nada. Todos percebem o que quero dizer. Hoje estamos aqui para confraternizar, jantar e beber um copo", disse Álvaro Monteiro.

Com o aproximar do apito final, a natural agitação foi-se sentindo na sala. O empate mantinha-se e tudo se conjugava para que a festa fosse feita já hoje. As primeiras palmas fizeram-se ouvir, aos 86 minutos, no remate de Douglas para as nuvens. O mesmo aconteceu com o remate de Samaris, aos 90+3. Algumas unhas estavam já a ser roídas, as mãos passavam pela cabeça, os presentes começaram a levantar-se a 20 segundos do final e os saltos de alegria e dos gritos de "campeões, campeões, nós somos campeões" vieram com o apito de Carlos Xistra.

O hino do FC Porto entoou nas instalações da casa dos Dragões de Lisboa, enquanto todos levantaram os cachecóis para cantar em uníssono. No exterior rapidamente dezenas de adeptos chegaram de carro, a pé ou de moto, à Avenida da República para celebrar em conjunto a conquista do 28.º título nacional reconquistando o troféu que lhes escapava há quatro anos consecutivos.

"O campeão voltou. Tenho a certeza que agora vai ser assim por alguns anos. Esta já não é a primeira vez que o FC Porto é campeão no sofá'. Agora é altura de festejar", afirmou Álvaro Monteiro dando início aos festejos 'azuis e brancos' na capital.

CYP // ANP.

Lusa/Fim.

+ notícias: Desporto

Nuno Lobo: "André Villas-Boas é o nosso presidente"

Depois de Vítor Baía, representante da lista A, também Nuno Lobo reagiu aos resultados das eleições para os Órgãos Sociais do FC Porto no quadriénio 2024-2028. Na zona mista do Estádio do Dragão, o líder da lista C fez questão de “deixar uma palavra de carinho e gratidão ao presidente Pinto da Costa” pelo “trabalho fantástico” que fez no clube antes de prometer “contribuir para que o presidente Villas-Boas tenha sucesso”, pois “olhar para o futuro” é a melhor forma de “homenagear” o passado: “o FC Porto está acima de qualquer presidente, é o nosso bem-maior e cá estaremos todos para o servir e honrar”.

André Villas-Boas: "Pela responsabilidade que me passam, prometo dar a vida pelo FC Porto"

Ainda não se conhecem os resultados oficiais do ato eleitoral que decorreu este sábado e que estabeleceu um novo recorde na história do FC Porto com um total de 26.743 votantes, mas André Villas-Boas, o líder da Lista B, já reagiu à vitória que lhe é dada. O ex-treinador dos Dragões sublinhou que é “a vitória dos associados do FC Porto” numa “noite histórica” e que mostrou “a força” do clube. “Ganhar, conquistar títulos e sustentar o nosso clube para o futuro é o que quero”, acrescentou André Villas-Boas.

Oficial. André Villas-Boas eleito Presidente do FC Porto

André Villas-Boas é o novo presidente do FC Porto. A Lista B foi a mais votada nas eleições para os Órgãos Sociais do clube no quadriénio 2024-2028 que decorreram este sábado no Estádio do Dragão. 26.876 sócios elegeram o 32.º líder da instituição. O movimento Só há um Porto, liderado pelo técnico vencedor da Liga Europa em 2011, recolheu 21.489 votos dos associados e superou a concorrência da lista A, liderada por Jorge Nuno Pinto da Costa (5.224 votos), e da lista C, de Nuno Lobo (53 votos). A lista D, encabeçada por Miguel Brás da Cunha, era apenas candidata ao Conselho Superior.