Cascais arranca época balnear, mas na maioria das praias é só em junho

| País
Porto Canal com Lusa

A época balnear vai decorrer nas praias de Cascais entre 01 de maio e 15 de outubro, com a maioria dos municípios a remeter a abertura para junho, enquanto Albufeira (Algarve) aponta o início em 15 de maio.

A maioria das praias portuguesas costuma iniciar a época balnear durante o mês de junho, competindo às câmaras municipais definir o período oficial em cada praia, que constará de uma portaria a publicar em Diário da República.

"Até à publicação, em 2018, da portaria que procede à identificação das águas balneares e à definição da época balnear, considera-se que, a nível nacional, a época balnear, para efeitos da exploração e funcionamento de concessões de apoio balnear e seus serviços acessórios e ou complementares, decorrerá de 01 de maio até 15 de outubro", estabeleceu a portaria dos ministérios da Defesa e do Ambiente, publicada a 26 de maio de 2017.

O Ministério do Ambiente informou hoje que a portaria que regula o período da época balnear em 2018 "aguarda publicação" e, em relação aos municípios que tenham decidido antecipar a abertura, acrescentou apenas que "a época balnear varia de praia para praia".

À semelhança de anos anteriores, o município de Cascais, no distrito de Lisboa, estabeleceu a época balnear em 13 praias do concelho entre 01 de maio e 15 de outubro.

"Como é costume desde há alguns anos, a época balnear nas praias de uso balnear arranca a 01 de maio, porque há uma procura por parte das pessoas e queremos assegurar a qualidade e a segurança", explicou à Lusa o presidente da Câmara, Carlos Carreiras.

O autarca acrescentou que, além dos concessionários fazerem um esforço para antecipar as condições para receberem os utentes, também a questão da segurança sai reforçada para os banhistas, incluindo em setembro e outubro, quando se registam alterações das marés.

Nesse sentido, em articulação com a Capitania do Porto de Cascais, o autarca continua a procurar cumprir os objetivos alcançados nos anos anteriores de "não ter acidentes mortais na época balnear".

Segundo avançou a autarquia, nas 13 praias balneares em que terá início a época balnear, a qualidade da água apresenta resultados de "excelente", embora não exibam a Bandeira Azul por não terem concorrido ao galardão de qualidade balnear por discordância em relação aos critérios para a sua atribuição.

Das 15 praias analisadas, só as da Duquesa e da Rainha não apresentaram qualidade excelente, em resultado de descargas de águas fluviais, que a autarquia tenciona resolver através de um programa de limpeza e de requalificação das ribeiras.

Ao longo de um ano foram realizadas 630 análises à qualidade da água nas praias de Cascais, salientou a autarquia.

Nas praias do Abano (Guincho) e Bafureira (São Pedro do Estoril) não será instituído período balnear, respetivamente devido à falta de areia e instabilidade de arribas, apesar de a zona ser incluída na vigilância costeira pontual das autoridades marítimas.

As 13 praias vão dispor de 56 nadadores-salvadores, com a câmara a suportar 50% das despesas em maio e outubro, nos períodos fora da época oficial, assegurando ainda a autarquia os encargos integrais com cinco nadadores salvadores em praias não concessionadas.

No apoio aos veraneantes vão participar 830 jovens inseridos em programas de voluntariado promovidos pela autarquia, orçando em um milhão de euros o investimento municipal na limpeza e manutenção de praias e estruturas de apoio.

No âmbito da "Praia para todos", a autarquia concluiu trabalhos de melhoria dos acessos à praia de Carcavelos e à piscina Oceânica, e continua com o projeto 'Tiralô', que garante praia acessível a todos os cidadãos incapacitados.

A autarquia de Albufeira, distrito de Faro, também anunciou hoje que a época balnear vai decorrer "em período alargado, entre 15 de maio e 15 de outubro".

Numa nota no 'site' da câmara, o presidente do município, José Carlos Rolo, sublinha que o alargamento do período balnear "é muito importante pela visibilidade" a nível nacional e internacional, mas representa responsabilidade acrescida para manter o "patamar de excelência".

"Ano após ano temos vindo a colocar a fasquia cada vez mais alta", notou o autarca, reconhecendo o empenhamento de todas as entidades com responsabilidades na orla costeira, "que trabalham em estreita articulação para que o concelho continue a ser reconhecido pela sua qualidade ambiental".

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.