ONG lança iniciativa na net para identificar discursos de ódio e impedir genocídios

| Mundo
Porto Canal / Agências

Redação, 18 jan (Lusa) - A Organização Não Governamental (ONG) Global Voices lançou um projeto na internet chamado Hatebase que pretende identificar os discursos que incitam ao ódio e violência em todo o mundo e assim prevenir a sua evolução para genocídios.

"A Hatebase é uma rede colaborativa sobre discurso de ódio, criada em torno da ideia da identificação e prevenção. Através da rede, as pessoas podem enviar relatórios sobre discursos de ódio, indicando o lugar do mundo onde o caso aconteceu e os termos que foram usados", disse o fundador da iniciativa, Timothy Quinn, numa entrevista citada pelo site que alberga o projeto.

"A chave para entender a Hatebase é olhar para ela como uma camada de dados, como um tráfego sobre o mapa de uma cidade", acrescentou, explicando que a rede foi construída para que as agências governamentais e as ONG possam identificar os discursos de ódio como um indicador da provável violência regional que deverá acontecer de seguida.

"A rede pede aos usuários que contribuam com 'sightings' [avistamentos de acontecimentos relacionados, neste caso a audição de um discurso de ódio], de acordo com a localização e idioma, etiquetados por etnia, nacionalidade, género, orientação sexual, entre outros tópicos", lê-se no site da iniciativa, que afirma que já há mais de "60 mil relatórios de discurso de ódio, sabendo o tempo e o local onde aconteceram".

Na infografia que acompanha o texto, nota-se que a maior e mais recente concentração deste tipo de discurso, de acordo com os utilizadores que os reportaram, está nos Estados Unidos, havendo apenas duas denúncias em África, ambas na África do Sul, e algumas na Europa, nomeadamente na Alemanha, Polónia, Reino Unido e Irlanda.

MBA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.