Vila Real com "ínfima percentagem" de 0,71% dos crimes a nível nacional

Vila Real com "ínfima percentagem" de 0,71% dos crimes a nível nacional
| Norte
Porto Canal com Lusa

O comandante distrital da PSP de Vila Real divulgou esta terça-feira que, em 2017, foram registadas 1.224 ocorrências criminais na área de intervenção desta polícia, o que representa "uma ínfima percentagem" de 0,71% da criminalidade verificada a nível nacional.

O superintendente Vítor Barros Soares aproveitou o 135.º aniversário do Comando Distrital, que se celebrou hoje, para fazer um balanço da atividade desta polícia, que atua nas cidades de Vila Real e Chaves.

Segundo o responsável, durante o ano passado, foram registadas pelo comando 1.224 ocorrências criminais, o que disse representar "uma ínfima percentagem de 0,71% das ocorrências verificadas a nível nacional".

"Da análise efetuada podemos concluir que a criminalidade registada neste comando, em 2017, pauta-se por incidir maioritariamente nos crimes contra o património, seguidos pelos crimes contra as pessoas e crimes contra a vida em sociedade", afirmou.

No ano passado, a PSP contabilizou 638 ocorrências criminais em Vila Real e 586 ocorrências em Chaves.

Já no primeiro trimestre de 2018, o comando distrital registou uma diminuição de 2,2% da criminalidade geral, comparado com o mesmo período do ano transato.

Em 2017, foram efetuadas 612 operações de visibilidade policial e 1.820 operações de fiscalização de trânsito.

Nesse período, a PSP de Vila Real deteve 295 pessoas, controlou 36.185 veículos por radar, levantou 560 autos de contraordenação por excesso de velocidade, submeteu 7.703 condutores ao teste de alcoolemia e levantou 311 autos de contraordenação por excesso de álcool.

Vítor Barros disse ainda que, no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a polícia apreendeu 1.720 doses de droga e elaborou 50 autos de ocorrência por consumo.

No que concerne à atividade de fiscalização de armas e explosivos, foram efetuadas 98 fiscalizações a armeiros e a 112 locais de consumo de explosivos (nomeadamente pedreiras, obras de construção civil e explorações agrícolas), tendo sido elaborados 16 autos de notícia por contraordenação.

No seu discurso, o comandante mostrou-se preocupado com "determinados tipos de delitos e de comportamentos anti sociais que visam diretamente o cidadão e, como tal, fortemente influenciadores do sentimento de segurança da população".

Por isso, destacou a aposta no policiamento de proximidade e de visibilidade e referiu que, em 2017, foram realizadas 360 ações nas escolas, 156 no comércio seguro e 46 ações de sensibilização sobre armas e explosivos

A festa de aniversário incluiu uma exposição de meios da PSP na praça do município e uma homenagem ao polícia sinaleiro, reativando, durante algumas horas, um serviço de gestão do tráfego rodoviário.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.