Info

Continente e Madeira com risco 'muito elevado' de exposição à radiação UV

Continente e Madeira com risco 'muito elevado' de exposição à radiação UV
| País
Porto Canal com Lusa

Quase todas as regiões de Portugal continental e o arquipélago da Madeira apresentam esta quarta-feira um risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, todas as regiões do continente, com exceção de Viana do Castelo e Braga (‘elevado’), apresentam níveis ‘muito elevados’ de radiação UV tal como o arquipélago da Madeira.

Os Açores estão, segundo o IPMA, com níveis ‘moderados’.

O IPMA prevê para os próximos dias no continente uma subida dos valores das temperaturas, em particular da máxima, prevendo-se valores acima da média para o mês de abril.

Segundo o IPMA, a temperatura máxima irá variar entre 24/25 °C na generalidade do território, podendo atingir 27/28°C em alguns locais.

A temperatura mínima, deverá variar entre 4ºC e 13ºC, subindo para valores entre 9ºC e 16 ºC a partir de sexta-feira.

No fim de semana, a temperatura máxima deverá voltar a descer, mantendo-se no entanto acima de 20ºC praticamente em todo o território do continente.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente limpo, vento fraco, soprando temporariamente moderado de sueste no Algarve e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida de temperatura, em especial da máxima.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, tornando-se muito nublado no final do dia com ocorrência de períodos de chuva, vento fraco, tornando-se fraco a moderado do quadrante norte no final do dia.

No continente, as temperaturas mínimas vão variar entre os 07 graus celsius (em Bragança e Braga) e os 12 (em Faro) e as máximas entre os 20 graus (na Guarda) e os 28 graus (em Santarém).

No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre os 16 e os 22 graus.

Para as regiões com risco 'muito elevado' e ‘elevado’ de exposição à radiação UV, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

No caso de risco ‘moderado’ são aconselhados óculos de Sol e protetor solar.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

+ notícias: País

Dez distritos do continente sob aviso amarelo na quarta-feira devido ao vento

Dez distritos de Portugal continental vão estar na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas até 75 quilómetros por hora, podendo atingir os 90 quilómetros nas terras altas.

Enfermeiros iniciam hoje greve de quatro dias

Os enfermeiros iniciam hoje uma greve de quatro dias convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) para exigir a "correta contagem dos pontos para todos os profissionais" e protestar contra o encerramento do processo negocial sobre a carreira.

Dois em cada dez internamentos de crianças até dois anos devem-se a bronquiolite

A bronquiolite é responsável por dois em cada dez internamentos de crianças com menos de dois anos, revela um estudo, segundo o qual a taxa de internamentos tem vindo a crescer, principalmente nos bebés menores de três meses.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.