Dirigente da Ciência Viva eleita presidente da maior rede europeia de centros de ciência

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 jun (Lusa) -- A presidente da Ciência Viva e diretora do Pavilhão do Conhecimento, Rosalia Vargas, foi eleita hoje presidente da maior rede europeia de museus e centros de ciência, o European Collaborative for Science, Industry and Technology Exhibitions (ECSITE).

À frente da Ciência Viva desde 1996, Rosalia Vargas comentou, em declarações à agência Lusa, ser "sempre importante que outros países reconheçam em Portugal capacidade para presidir a uma instituição" como o ECSITE, entidade de cooperação europeia para a divulgação da ciência, indústria e tecnologia.

Visando "unir esforços entre instituições na divulgação científica e tecnológica", o ECSITE tem mais de 400 membros de 50 países, entre centros de ciência e museus, zoos, aquários, universidades e empresas de comunicação de ciência, segundo um comunicado da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Rosalia Vargas é a primeira presidente do ECSITE eleita, para um mandato de dois anos, pelos membros da organização, já que, até agora, o presidente era designado pelo Conselho de Direção, que a portuguesa integrou de 2001 a 2007.

Falando telefonicamente a partir da Suécia, onde está a decorrer a assembleia-geral anual do ECSITE, Rosalia Vargas considerou que a eleição significa que Portugal vai "ter uma voz mais presente numa grande organização internacional" e constitui "o reconhecimento do trabalho da Ciência Viva".

Resultado "de um trabalho conjunto da comunidade científica", em Portugal, a Ciência Viva "é um caso de sucesso", disse, destacando o "trabalho muito dirigido à educação científica", através dos projetos com as escolas, e a promoção da cultura científica junto do público em geral.

Rosalia Vargas salientou ainda o papel da Rede Nacional de Centros Ciência Viva, com 20 centros em todo o país, incluindo as regiões autónomas.

No programa da sua candidatura, a portuguesa defendeu "o estabelecimento de alianças além da Europa", por exemplo em África e na Ásia.

A propósito, referiu que, ao nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a Ciência Viva tem o primeiro programa em curso, "para a instalação de um grande centro de ciência" em Angola.

PAL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).