CDS-PP demarca-se da proposta da JP de recuar ensino obrigatório para 9º ano

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 jan (Lusa) - O líder parlamentar do CDS-PP demarcou-se hoje da posição da Juventude Popular de fazer recuar o ensino obrigatório para o 9º ano, argumentando que a proposta não consta da moção do líder centrista, que foi ratificada em Congresso.

Nuno Magalhães intervinha no plenário da Assembleia da República, respondendo ao líder parlamentar do PCP, João Oliveira, depois de o CDS-PP ter dedicado a sua declaração política ao XXV Congresso centrista, que decorreu no sábado e no domingo em Oliveira do Bairro.

"Falou da moção da JP, que tem o direito de a ter, e eu tenho o direito de discordar, mas há uma coisa que tenho de dizer: não está na moção que foi aprovada do presidente do partido, não está na moção que o CDS vai executar nos próximos dois anos", afirmou Nuno Magalhães.

Magalhães respondia a João Oliveira que acusou os centristas de, também em matéria de educação, quererem "fazer regressar o país ao passado".

A moção da JP, que defendia o recuo do atual 12º ano para o 9º ano da escolaridade mínima obrigatória, foi apresentada ao Congresso do CDS-PP pelo presidente daquela estrutura, Miguel Pires da Silva, mas acabou por ser retirada, já que as moções de estratégia global são votadas em alternativa, tendo sido aprovada a moção do líder e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

ACL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.