Sindicato dos Enfermeiros pede reunião urgente a ministros das Finanças e Saúde

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 mar (Lusa) -- O Sindicato dos Enfermeiros vai hoje pedir uma reunião urgente com os ministros das Finanças e da Saúde para discutir um plano de contratação de profissionais e para resolver o pagamento das horas extraordinárias em dívida aos enfermeiros.

No segundo dia de greve dos enfermeiros, a adesão no turno da manhã está a registar níveis entre os 70 e os 80% a nível nacional, segundo o presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que sublinha ainda que já houve algumas evoluções nas reivindicações sindicais.

Dos 15 pontos que motivavam a marcação desta greve de dois dias, José Carlos Martins admite que houve avanços em relação a cinco deles.

Segundo o sindicalista, o Ministério assumiu negociar uma orientação específica sobre o registo biométrico e sobre honorários de trabalho para os enfermeiros dos cuidados de saúde primários.

Também o pagamento do suplemento remuneratório para os enfermeiros especialistas foi já para circuito legislativo e houve evoluções na questão do acordo coletivo de trabalho e da revisão de carreira.

"Continuamos a exortar à adesão à greve para continuarmos a lutar, nomeadamente, pelo descongelamento das progressões", afirmou José Carlos Martins.

O SEP vai pedir uma reunião urgente ao ministro das Finanças e ao ministro da Saúde para discutir um plano de contratação de profissionais e para debater o pagamento das horas extra em atraso.

"Não temos a contabilização completa, mas são milhares de horas em atraso", afirmou José Carlos Martins.

Hoje de manhã a adesão à greve está a rondar os 70 a 80 por cento, semelhante ao turno da noite, onde andou pelos 70%.

Os enfermeiros iniciaram às 08:00 de quinta-feira uma greve de dois dias pela "valorização e dignificação" destes profissionais, uma paralisação que ficou agendada apesar da marcação de um calendário de negociações com o Governo, que era uma das suas 15 reivindicações.

Os objetivos desta greve prendem-se essencialmente com a valorização e dignificação dos enfermeiros.

ARP // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.