Associações de apoio às vítimas dos incêndios afirmam que relatório confirma denúncias

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 20 mar (Lusa) -- As associações de apoio às vítimas dos incêndios de outubro de 2017 realçaram o facto de o relatório hoje entregue pela Comissão Técnica Independente (CTI) confirmar as denúncias de "descoordenação total" e de falta de meios.

"Num primeiro momento chegámos a ficar apreensivos" de que se concluísse ter-se tratado de "uma inevitabilidade", de se atribuir a "tragédia" vivida nos dias 14, 15 e 16 de outubro, na qual morreram 48 pessoas, a um "fenómeno da mãe natureza", o que seria "muito irresponsável", disse à Lusa Luís Lagos, da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal.

"Teve a sua quota parte, mas não foi só isso. Estávamos no terreno e sentimos que falhou muita coisa. Falhou tudo. Ficámos entregues à nossa sorte", disse, saudando a "atenção" com que se analisou o que aconteceu.

Entre as conclusões do relatório que foi ouvindo na comunicação social, o dirigente associativo notou a de que a fase Charlie se deveria ter prolongado no tempo, dados os avisos de condições climatéricas adversas e de "enorme probabilidade" de ocorrência de um evento como o que veio a ocorrer.

Luís Lagos referiu ainda as falhas nas comunicações e no comando, também apontadas no relatório, sublinhando que não admitir todas as falhas que ocorreram e apontar o dedo "só à mãe natureza" seria criar as condições para a tragédia se repetir.

Para o dirigente da associação, este foi o principal móbil da exigência para que esta análise se fizesse, tanto por esta comissão como pelo investigador Xavier Viegas (que analisou igualmente o incêndio de junho em Pedrógão Grande).

"Além do apuramento de responsabilidades, porque a culpa não pode morrer solteira, estes relatórios criam memória", levando a perceber o que correu mal e o que é preciso fazer para que "uma tragédia destas nunca mais volte a acontecer", afirmou.

Também para Nuno Pereira, do Movimento Associativo de Apoio às Vitimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM), "quase não era preciso um relatório" para a conclusão de que falhou a capacidade de "previsão e de programação" para "minimizar a extensão" dos incêndios que mataram 48 pessoas.

"Voltámos à mesma tecla, de falta de meios e de coordenação, de a maior parte do dispositivo estar desativado apesar de já haver avisos", disse, lamentando os "erros enormes" e defendendo ser "urgente um plano" que ordene a floresta, mais do que a "confusão instalada no terreno".

Para Nuno Pereira, quem tem o poder de decisão "parece não ter aprendido nada", como mostra a forma como foram feitas as candidaturas a apoios, que a MAAVIM exige que sejam reabertas por estarem a deixar "milhares de pessoas" de fora, ou ainda como foi passada a informação sobre a limpeza das florestas.

Por querer que as conclusões das comissões criadas na sequência dos incêndios de 2017 tenham consequências e originem medidas concretas, a MAAVIM vai realizar no sábado, em Midões, um encontro com os lesados e a participação de especialistas, e está a recolher assinaturas para que o assunto seja discutido no parlamento, disse.

A comissão técnica independente que analisou os grandes incêndios rurais de 2017 entregou hoje no parlamento o relatório dos fogos de outubro, envolvendo oito distritos das regiões Centro e Norte.

O documento, que atualiza para 48 o número de mortos nesse mês, conclui que falhou a capacidade de "previsão e programação" para "minimizar a extensão" do fogo na região Centro (onde ocorreram as mortes), perante as previsões meteorológicas de temperaturas elevadas e vento.

A junção de vários fatores meteorológicos, descreve, constituiu "o maior fenómeno piro-convectivo registado na Europa até ao momento e o maior do mundo em 2017, com uma média de 10 mil hectares ardidos por hora entre as 16:00 do dia 15 de outubro e as 05:00 do dia 16".

Contudo, acrescenta, a Autoridade Nacional de Proteção Civil pediu um reforço de meios para combater estes incêndios devido às condições meteorológicas, mas não obteve "plena autorização a nível superior", e a atuação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi "limitada" por falhas na rede de comunicações.

MLL // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.