Ministro alemão nos EUA para alertar sobre "guerra comercial" nas tarifas do aço

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Berlim, 18 mar (Lusa) - O ministro da economia alemão, Peter Altmaier, disse hoje que vai a Washington passar a mensagem de que as tarifas americanas sobre o aço e alumínio europeus podem abrir uma guerra comercial entre a Europa e os Estados Unidos.

Antes de partir para Washington, este domingo o ministro da Economia do governo de Angela Merkel disse à televisão ARD que queria evitar uma "espiral" de medidas e contramedidas.

"Não quero que se desenvolva uma guerra comercial entre a Europa e os Estados Unidos", afirmou Peter Altmaier, citado pela AP.

A União Europeia (UE) publicou já uma lista de produtos americanos que planeia tributar, caso não estejam isentos das tarifas anunciadas pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.

A UE disse que segue práticas de comércio justo e que o problema é a superprodução da China.

Altmaier afirmou que a Alemanha e os Estados Unidos devem ser capazes de produzir aço de forma competitiva, sem que outros o vendam em "preços de dumping [inferiores ao preço do mercado]".

Donald Trump vai impor taxas de 25% às importações de aço nos Estados Unidos e de 10% às de alumínio, ignorando sucessivos avisos dos seus aliados. As tarifas devem entrar em vigor em 23 de março, exceto para o Canadá e México.

DF (EO) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.