Cancelados 12 voos na Madeira devido ao mau tempo

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 09 mar (Lusa) - O mau tempo que está a afetar a Madeira já originou o cancelamento de 12 voos no aeroporto, sendo que, até às 14:00 de hoje, apenas um voo tinha conseguido aterrar na pista.

De acordo com a página na internet da ANA - Aeroportos de Portugal, foram já cancelados 12 voos de diversas proveniências.

A companhia aérea TAP tem cinco voos cancelados, mas fonte oficial da companhia disse à Lusa que, "tendo em conta as perspetivas de melhoria das condições, a companhia mantém em aberto a possibilidade de, ao final do dia de hoje, efetuar operações de e para o Funchal".

A Easyjet também tem estado com a operação condicionada, tem três voos cancelados e está a reagendar chegadas para horários mais tardios.

Às 14:00 tinha sido desviado um voo da British Airways, enquanto os voos das companhias áreas Condor, Transavia e Azores Airlines foram cancelados.

A viagem de hoje do "Lobo Marinho", o navio que assegura a linha marítima entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, foi cancelada, informou a concessionária na sua página da Internet.

A Porto Santo Line (PSL) refere que a viagem, com saída do Funchal prevista para as 19:00 e o regresso do Porto Santo às 22:30, foi cancelada "devido às más condições meteorológicas que põem em causa a segurança do navio e dos seus passageiros".

A nota adianta que a alteração da passagem "está isenta da respetiva taxa" e que os passageiros afetados se devem dirigir aos balcões da PSL ou entrar em contacto via telefone para remarcar a ligação.

A Câmara do Funchal informou que registou desde as 06:00 e até às 12:00, um total de 34 ocorrências relacionadas com quedas de árvores, pequenas derrocadas e inundações que ocuparam as duas corporações de bombeiros do concelho (Sapadores do Funchal e Voluntários Madeirenses e a Proteção Civil Municipal).

Segundo informação da Direção Regional de Estradas, estão encerradas três estradas e 16 estão "com o trânsito condicionado, na consequência da intempérie".

A Proteção Civil Regional, até ao momento, ainda não emitiu qualquer tipo de informação relativamente às eventuais ocorrências que tenham acontecido.

Fonte do Governo Regional, que tutela o Serviço Regional de Proteção Civil, remeteu "o ponto de situação para mais tarde".

A capitania do Porto do Funchal mantém ativos avisos para agitação marítima forte, vento forte e má visibilidade para a orla costeira do arquipélago, enquanto o IPMA estendeu o aviso laranja (o segundo mais grave numa escala de quatro) para as zonas montanhosas até às 18:00 de hoje e para a costa sul até às 15:00, por causa do vento.

JYCA (AMB) // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.