Administração dos ENVC negoceia na Venezuela construção de navios pelo subconcessionário

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 12 jan (Lusa) - A administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) reúne-se esta semana com a empresa de Petróleos da Venezuela (PDVSA) para tentar negociar a passagem do contrato para construção de dois navios asfalteiros ao novo subconcessionário.

Estas reuniões, indicou hoje à Lusa fonte da administração da empresa pública, realizam-se durante a 9.ª reunião da Comissão Mista de Acompanhamento Bilateral, que decorre na Venezuela entre 13 e 15 de janeiro, na presença do vice-primeiro-ministro Paulo Portas e de vários secretários de Estado.

O presidente da Empordef - Empresa Portuguesa de Defesa, que tutela os estaleiros -, que também marcará presença nestas reuniões, tinha já confirmado anteriormente que decorrem negociações com a Venezuela para seja o novo subconcessionário - o grupo Martifer -, a construir os dois navios asfalteiros, encomendados em 2010 por 128 milhões de euros.

"Temos tido negociações no sentido de acordar com a PDVSA as melhores condições para haver possibilidade de esse contrato ser realizado pelo subconcessionário. É um dossiê que está em análise, não está fechado", disse à Lusa, em dezembro, Vicente Ferreira.

Por este contrato, os ENVC já receberam 12,8 milhões de euros, mas a aquisição de matéria-prima e outros equipamentos só arrancou em maio de 2013.

Com o encerramento da atual empresa e a concretização, na passada sexta-feira, da assinatura da subconcessão dos terrenos e infraestruturas aos novos estaleiros West Sea (grupo Martifer), o objetivo da administração e da Empordef, precisou a mesma fonte, é manter o contrato em Viana do Castelo, decisão que está dependente da vontade da Venezuela.

"Não está a ser preparada nenhuma solução alternativa, nem foi solicitada pela PDVSA nenhuma solução alternativa. Aquilo que é a nossa orientação estratégica é no sentido de concretizar o plano, conforme o Governo português sempre o assumiu perante as autoridades venezuelanas, da construção dos asfalteiros", acrescentou Vicente Ferreira.

Há cerca de um mês, o administrador da Empordef dizia ainda que depois da normalização do acordo com a PDVSA, em julho de 2013, o contrato estava válido e a empresa até conseguiu cumprir as primeiras quatro fases, de um total de 14, até à entrega dos navios, prevista para meados e final do próximo ano.

A nova empresa West Sea deverá recrutar nos primeiros seis meses deste ano 400 dos atuais 609 trabalhadores, que estão a ser convidados a aderir a um plano de rescisões amigáveis que vai custar 30,1 milhões de euros.

Em paralelo decorre a extinção dos ENVC, decidida pelo Governo devido à investigação de Bruxelas às ajudas públicas atribuídas à empresa, no valor de 181 milhões de euros, desde 2006.

PYJ // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.