Comissão de trabalhadores dos ENVC vê com "revolta" assinatura da subconcessão

Comissão de trabalhadores dos ENVC vê com "revolta" assinatura da subconcessão
| Norte
Porto Canal

A comissão de trabalhadores dos estaleiros de Viana admitiu "repúdio" e "revolta" face à assinatura, hoje, do contrato de subconcessão ao grupo Martifer, garantindo que a partir de agora encetará "outros caminhos" para parar o processo.

"Hoje é um sentimento, como tem sido nos outros dias, de revolta, de repúdio, por esta decisão", afirmou hoje, de manhã, o porta-voz da comissão de trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), pouco antes da assinatura, em Oeiras, Lisboa, do contrato de subconcessão dos terrenos e infraestruturas da empresa.

Ainda assim, António Costa ressalva que esta assinatura - cerimónia para a qual a comissão de trabalhadores foi convidada, mas não aceitou estar presente - "é apenas mais um ato administrativo" para "confirmar" a decisão que o Governo tomou.

"Mas é uma decisão que nos permite, a partir de agora, encetar outros caminhos para parar este processo da subconcessão, este crime social que querem fazer", enfatizou.

Na próxima semana deverá realizar-se novo plenário de trabalhadores na empresa, encontro que servirá para "concertar" as "várias possibilidades" de contestação em cima da mesa.

"Hoje não é um dia triste. Ao longo dos últimos dois anos, desde que nos retiraram o trabalho, todos os dias são tristes, porque a pior coisa que pode acontecer a um trabalhador, e acho que ao senhor ministro da Defesa também, é retirarem-lhe o trabalho", insistiu o porta-voz da comissão de trabalhadores.

"Eu gostava que o senhor primeiro-ministro colocasse o senhor ministro da Defesa numa sala, durante dois anos, para ver se ele se sentiria bem, psicologicamente, sem trabalho", rematou António Costa.

Pela subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos estaleiros até 2031 a nova empresa West Sea, criada pelo grupo Martifer, pagará ao Estado uma renda anual de 415 mil euros, prevendo recrutar 400 trabalhadores.

Entre 20 de dezembro e 09 de janeiro já aderiram ao plano amigável para rescisão dos contratos 120 dos 609 trabalhadores dos ENVC. Por estes acordos, já assinados, os estaleiros pagaram oito milhões de euros, indicou à Lusa fonte da administração.

Empresa pública desde setembro de 1975, os ENVC já construíram em quase 70 anos de atividade mais de 220 navios, de todo o tipo, sendo liquidados durante o ano de 2014.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.