Autoridade Marítima alerta para forte agitação nos mares da Madeira

Autoridade Marítima alerta para forte agitação nos mares da Madeira
| País
Porto Canal com Lusa

O estado do mar na Madeira vai agravar-se a partir da madrugada de domingo, prevendo-se ondas que podem chegar aos oito metros, alertaram este sábado as autoridades.

Num comunicado de imprensa, o Comando da Zona Marítima da Madeira, baseado nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), direciona o alerta para "toda a comunidade marítima que se encontra no mar" e toda a população que frequenta as "zonas costeiras ao longo de toda a faixa litoral" do arquipélago.

De acordo com o IPMA, a "ocorrência de agitação marítima será de noroeste e de altura significativa a rondar os seis metros, que sofrerá considerável agravamento durante a madrugada de segunda-feira (26 de fevereiro)", podendo atingir os oito metros durante terça-feira.

Devido a estas previsões, a autoridade marítima recomenda à população que evite os passeios junto ao litoral da Madeira e desaconselha a aproximação a zonas de arriba aos pescadores lúdicos de pesca à cana.

Por outro lado, insta a comunidade marítima a adotar medidas de precaução, como o reforço da amarração das embarcações atracadas e a opção de varar as embarcações de pequena dimensão. Aconselha ainda à comunidade piscatória e à náutica de recreio em atividade que "regressem urgentemente ao porto de abrigo mais próximo".

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.