Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Atividade sísmica nos Açores continua com tendência decrescente

Atividade sísmica nos Açores continua com tendência decrescente
| País
Porto Canal com Lusa

A atividade sísmica na parte central da ilha de São Miguel mantém-se acima dos valores de referência, embora mostrando nas últimas horas uma tendência decrescente, anunciou esta segunda-feira o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

Em comunicado, o SRPCBA refere que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, "nas últimas horas" se tem vindo a evidenciar uma tendência decrescente, apesar de a atividade sísmica continuar "acima dos valores de referência".

"Desde as 23:47 de domingo foram registadas várias centenas de microssismos com epicentro entre as lagoas do Fogo e das Furnas, na sua maioria de magnitude inferior a 3 na escala de Richter", explica o documento.

O SRPCBA salienta que foram sentidos, até ao momento, 29 eventos, o mais forte dos quais ocorreu às 06:18, com magnitude 3,1 na escala de Richter, que foi sentido com intensidade máxima de V na escala de Mercalli Modificada.

"O último evento sentido foi registado às 13:02, com magnitude 2,0 na escala de Richter, e intensidade III na escala de Mercalli Modificada em Ponta Garça", acrescenta.

Tem sido na faixa entre Água de Pau e Povoação, a sul, e Rabo de Peixe e Fenais da Ajuda, a norte, que os eventos se têm feito sentir, sem registo de vitimas ou danos materiais reportados.

O SRPCBA informa que vai continuar a acompanhar a situação.

+ notícias: País

Oito em cada dez portugueses opta por passar férias de verão fora do país

Oito em cada dez portugueses vão passar férias fora de Portugal, segundo o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo. O Porto Canal foi perceber quais são, de facto, os destinos de eleição para este ano.

Estudo indica que melhores alunos do país são os de Medicina

Os melhores alunos do país são os de Medicina e estudam em média uma hora por dia. A conclusão é de um estudo da Faculdade de Medicina do Porto, que diz que os estudantes desta área devem ser acompanhados assim que entram para a faculdade.

PJ investiga causas de incêndio em empresa de congelados de Viseu

A Polícia Judiciária está a averiguar as causas do incêndio que deflagrou esta quarta-feira na Beiragel, empresa do concelho de Viseu que se dedica ao comércio e transformação de produtos alimentares congelados, disse o segundo comandante dos Bombeiros Municipais.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.