"Não conheço ninguém no PSD com sentido de Estado de Passos Coelho" - Ruas

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jan (Lusa) - O social-democrata Fernando Ruas, mandatário nacional da recandidatura de Pedro Passos Coelho à liderança do PSD, considerou quinta-feira que possivelmente não há ninguém no PSD com "um sentido de Estado tão apurado" como o primeiro-ministro.

"Aquilo que mais me marca no caráter e na figura do nosso presidente do partido é, de facto, a sua capacidade de trabalho, a sua determinação, uma característica fundamental que lhe queria agradecer", declarou Fernando Ruas, na sessão de apresentação da candidatura de Passos Coelho às diretas de 22 de janeiro para a liderança do PSD.

"Naturalmente, este partido tem excelentes militantes, todos com um aguçado sentido de Estado, mas eu não conheço ninguém, porventura, neste partido que tenha um sentido de Estado tão apurado como o nosso primeiro-ministro e presidente da Comissão Política Nacional", completou o ex-presidente da Câmara Municipal de Viseu e da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Fernando Ruas acrescentou que, no seu entender, "pouca gente encarna bem a máxima de Sá Carneiro quando disse que primeiro está o país e depois o partido" como Passos Coelho.

Segundo o presidente da mesa do Conselho Nacional do PSD, Passos Coelho nunca "embandeirou em arco" e sempre "insuflou uma condição fundamental de prudência" aos sociais-democratas, o que lhe agradeceu.

"Acho que vamos continuar a ter um excelente presidente do partido e acho que ficamos todos muito descansados com a sua figura. Eu tenho mesmo muita honra em voltar a ser seu mandatário. Agradeço-lhe do fundo do coração tudo o que tem feito por este partido e por este país, fundamentalmente. Vamos ficar muito descansados e, sobretudo, as futuras gerações vão ficar também muito bem descansadas com a sua liderança", concluiu Fernando Ruas, manifestando-se honrado por ser, pela terceira vez, mandatário nacional da candidatura de Passos Coelho à liderança do PSD.

No dia 25 de janeiro, os militantes sociais-democratas vão eleger, através de sufrágio direto, o presidente do partido e os delegados ao XXXV Congresso Nacional do PSD, marcado para 21, 22 e 23 de fevereiro, que elegerá os novos órgãos nacionais e está previsto realizar-se no Coliseu dos Recreios de Lisboa.

O regulamento das diretas estabelece 17 de janeiro como prazo máximo para a apresentação de candidaturas à liderança do PSD e de propostas de estratégia global.

Até agora, Passos Coelho foi o único social-democrata a divulgar a intenção de se candidatar.

Passos Coelho foi eleito presidente da Comissão Política Nacional do PSD em eleições diretas realizadas a 26 de março de 2010 e reeleito a 3 de março de 2012.

IEL // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.