Profissionais das forças de segurança contra cortes de 200 euros

| Política
Porto Canal

A Comissão Coordenadora Permanente (CCP) dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças e Serviços de Segurança reúne-se hoje, em Lisboa, estando em debate a realização de uma manifestação contra os cortes salariais.

A reunião da CCP, que congrega os sindicatos e associações mais representativas da GNR, PSP, Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Polícia Marítima, Guardas Prisionais e Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), decorre das medidas impostas pelo Governo que resultam numa redução salarial líquida significativa, assim como do aumento da comparticipação para os subsistemas de saúde.

O secretário nacional da CCP, Paulo Rodrigues, disse à agência Lusa que os membros da estrutura que representa os profissionais das forças e serviços de segurança vão discutir a possibilidade de realização de uma manifestação, além de também poderem avançar com outras formas de luta.

“Pela defesa da dignidade vamos decidir que respostas vamos dar”, disse, sublinhando que os cortes salariais “vão destruir a vida” dos polícias.

Os elementos das forças de segurança conseguiram ver "online" os recibos dos vencimentos para o mês de janeiro e ficaram a conhecer os cortes salariais, que, no caso dos agentes da PSP, rondam os 200 euros, segundo Paulo Rodrigues.

O secretário nacional da CCP afirmou que o Governo “tem de encontrar uma solução”, caso contrário os polícias vão “cair numa situação de penhora dos vencimentos”.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.