Seguro pede a Passos que "pare de atacar os pensionistas"

Seguro pede a Passos que "pare de atacar os pensionistas"
| Política
Porto Canal

O secretário-geral do PS, António José Seguro, pediu hoje ao primeiro-ministro para parar de "atacar os pensionistas", acusando Pedro Passos Coelho tomar decisões diferentes das que prometeu em campanha eleitoral.

"Pare de atacar os pensionistas e reformados, pare de tirar rendimento aos portugueses", pediu António José Seguro, que falava aos jornalistas na sede do PS, em Lisboa, depois de ter recebido os grupos corais do Casal do Rato e do Centro de Dia Cantinho do Idoso (ambos da Pontinha, Odivelas) que lhe cantaram as Janeiras.

Antes, o primeiro-ministro havia dito que "soa a falso" o PS desejar que Portugal cumpra o programa de ajustamento como a Irlanda, e, ao mesmo tempo, reclamar o incumprimento das metas do défice.

Passos Coelho, que falava à margem de doutoramentos honoris causa da Universidade de Aveiro, referia-se ao pedido de fiscalização sucessiva do PS ao Tribunal Constitucional sobre o Orçamento do Estado, hoje concretizado.

"Era importante que o PS, que discorda das medidas que estão contidas no Orçamento do Estado em vigor, dissesse quais as medidas alternativas que defende. Quando esse exercício não é feito, soa a falso dizer que se tem a expectativa de que Portugal possa fechar o programa com sucesso, e de preferência como a Irlanda como diz o PS", disse.

Para António José Seguro, "o que soa a falso são os cortes que o primeiro-ministro faz aos reformados e pensionistas" porque Passos Coelho, lembra o socialista, "prometeu uma coisa completamente diferente durante a campanha eleitoral".

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.