Seguro pede a Passos que "pare de atacar os pensionistas"

Seguro pede a Passos que "pare de atacar os pensionistas"
| Política
Porto Canal

O secretário-geral do PS, António José Seguro, pediu hoje ao primeiro-ministro para parar de "atacar os pensionistas", acusando Pedro Passos Coelho tomar decisões diferentes das que prometeu em campanha eleitoral.

"Pare de atacar os pensionistas e reformados, pare de tirar rendimento aos portugueses", pediu António José Seguro, que falava aos jornalistas na sede do PS, em Lisboa, depois de ter recebido os grupos corais do Casal do Rato e do Centro de Dia Cantinho do Idoso (ambos da Pontinha, Odivelas) que lhe cantaram as Janeiras.

Antes, o primeiro-ministro havia dito que "soa a falso" o PS desejar que Portugal cumpra o programa de ajustamento como a Irlanda, e, ao mesmo tempo, reclamar o incumprimento das metas do défice.

Passos Coelho, que falava à margem de doutoramentos honoris causa da Universidade de Aveiro, referia-se ao pedido de fiscalização sucessiva do PS ao Tribunal Constitucional sobre o Orçamento do Estado, hoje concretizado.

"Era importante que o PS, que discorda das medidas que estão contidas no Orçamento do Estado em vigor, dissesse quais as medidas alternativas que defende. Quando esse exercício não é feito, soa a falso dizer que se tem a expectativa de que Portugal possa fechar o programa com sucesso, e de preferência como a Irlanda como diz o PS", disse.

Para António José Seguro, "o que soa a falso são os cortes que o primeiro-ministro faz aos reformados e pensionistas" porque Passos Coelho, lembra o socialista, "prometeu uma coisa completamente diferente durante a campanha eleitoral".

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.