Câmara de Baião atribui 1.500 euros às empresas que contratem jovens licenciados

| Norte
Porto Canal / Agências

Baião, 09 jan (Lusa) - A Câmara de Baião vai atribuir 1.500 euros às empresas que admitirem os jovens licenciados que estão a participar em estágios do programa "Passaporte Emprego", disse hoje à Lusa o presidente da autarquia.

Para José Luís Carneiro, esta é uma forme de o município incentivar aquelas entidades, incluindo empresas e instituições de solidariedade social do concelho, para integrarem nos seus quadros de pessoal jovens que estão à procura do primeiro emprego.

De acordo com o autarca, já foram iniciados 20 estágios, repartidos pela câmara, empresas e instituições particulares de solidariedade social. Outros 12 estágios devem arrancar em breve, aguardando-se ainda que o Instituto de Emprego aprove mais sete candidaturas.

Se às empresas que contratem os jovens está prevista pela câmara a atribuição de 1.500 euros, já para as instituições privadas de solidariedade social foi anunciado que a autarquia assumirá os encargos com a Segurança Social, durante um ano, relativos a cada estagiário.

Os jovens estão a participar em estágios ligados às novas tecnologias da comunicação, engenharia civil, gestão, engenharia alimentar e artes performativas.

Estes estágios foram preparados em concertação com a Associação Empresarial de Baião.

"Vemos esta iniciativa como um embrião que abra portas para que as empresas de Baião possam fixar mais jovens licenciados", explicou José Luís Carneiro, destacando "a cultura de responsabilidade social das empresas locais que aderiram".

Para o autarca, este programa de estágios também "contribuirá para o aumento das competências das empresas locais ajudando, desse modo, o tecido económico local a crescer".

Os estágios do programa "Passaporte Emprego" têm a duração de 12 meses, cabendo ao Instituto de Emprego e Formação Profissional a atribuição da remuneração mensal.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.