Exportações da indústria têxtil portuguesa acumulam crescimento de 3,5% até Novembro

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 09 jan (Lusa) - As exportações da indústria têxtil e vestuário (ITV) portuguesa aumentaram 6,2% em novembro de 2013 e acumularam, nos primeiros 11 meses desse ano, um crescimento de 3,5%, para 3.935 milhões de euros, divulgou hoje a associação setorial.

Em comunicado emitido na sequência da divulgação dos últimos dados do comércio internacional pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) destaca "o esforço que tem vindo a ser desenvolvido na diversificação de mercados de destino" e que se traduziu num aumento de 10% das vendas para em mercados não comunitários.

Entre estes mercados, a ATP salienta o crescimento alcançado nos EUA (mais 16%), Angola (mais 12%), Tunísia (mais 36%), Suíça (mais 10%) e China (mais 11%).

"Todavia - sustenta - não podemos negligenciar a importância dos mercados comunitários, nossos principais parceiros".

Aqui, refere, Portugal obteve um crescimento de 12% nas exportações para o Reino Unido, de 13% para a Suécia e de 7% para os Países Baixos.

Apesar de "algumas dificuldades económicas com impacto no consumo", Espanha manteve-se o principal destino da ITV portuguesa e as exportações para este mercado continuaram a crescer no período.

Em termos de produtos exportados, a associação destaca os artigos têxteis confecionados, entre os quais se incluem os têxteis para o lar, que "continuaram a registar um bom desempenho, com um crescimento superior a 10%".

Já as exportações de vestuário em malha cresceram cerca de 7%.

No que respeita às matérias-primas, o destaque vai para as exportações de tecidos de malha, que aumentaram cerca de 12%, e para as fibras sintéticas ou artificiais descontínuas, com uma subida de mais de 7% no valor exportado.

Relativamente às importações de produtos têxteis, subiram cerca de 7% até novembro, destacando-se as matérias-primas de algodão, para os tecidos impregnados, tecidos de malha e tecidos especiais, pelo crescimento registado.

Quanto às importações de artigos acabados, registaram também um aumento face a 2012.

Os principais fornecedores de Portugal na área têxtil continuaram a ser os mercados da União Europeia, mas a ATP destaca o crescimento das importações provenientes da Índia (mais 33%), do Paquistão (mais 46%), da Indonésia (mais 86%) e do Bangladesh (mais 38%).

Nos primeiros 11 meses do ano, a balança comercial da ITV portuguesa registou um saldo positivo de 957 milhões de euros, com uma taxa de cobertura de 1,3.

PD // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.