Doentes com 'legionella' estão estáveis e com prognóstico positivo - Hospital Cuf Descobertas

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 28 jan (Lusa) -- O Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, informou hoje que está a dar prioridade ao tratamento dos quatro doentes a quem foi diagnosticada a doença dos legionários, adiantando que se encontram "estáveis e com prognóstico positivo".

De acordo com um comunicado do hospital, a unidade de saúde "diagnosticou quatro casos de doentes com doença dos Legionários, os quais foram de imediato reportados à Direção Geral de Saúde".

O Hospital CUF Descobertas informa ainda que dispõe de "procedimentos de controlo epidemiológico e de segurança muito rigorosos que foram agora reforçados de forma preventiva".

O hospital refere ainda que fará uma atualização da informação durante o dia de hoje.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou hoje que foram detetados quatro casos de doença dos legionários no Hospital CUF Descobertas.

"Todos os doentes são mulheres e todas se encontram estáveis", adianta Graça Freitas num comunicado publicado no 'site' da DDS.

As autoridades de saúde, em articulação com o conselho de administração do Hospital CUF Descobertas e em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge "iniciaram a necessária intervenção junto do Hospital", estando a ser aplicadas as medidas necessárias para interromper a transmissão, adianta.

Segundo Graça Freitas, a intervenção das autoridades de saúde visa assegurar "o diagnóstico e tratamento dos doentes", "o reforço da vigilância epidemiológica" e da "vigilância ambiental" e a "implementação das medidas necessárias para interromper a transmissão".

"As medidas enunciadas estão já a ser aplicadas", vinca a diretora-geral da Saúde no comunicado, adiantando que "as entidades envolvidas continuam a acompanhar a evolução da situação e a Direção-Geral da Saúde atualizará a informação sempre que necessário".

A bactéria 'legionella' é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até 10 dias.

A infeção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infeção tem tratamento efetivo.

ZO (HN) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.