Ministro do Ambiente considera "questão de civismo" risco de pessoas junto ao mar

| Norte
Porto Canal / Agências

Ílhavo, 08 jan (Lusa) - O ministro do Ambiente, Moreira da Silva, disse hoje que "a curiosidade leva as pessoas a estar perto demais" da agitação marítima, colocando-se em risco, o que é "uma questão de civismo".

Instado a comentar casos como o vivido na Foz do Douro, onde a forte ondulação marítima danificou dezenas de carros e arrastou pessoas, o ministro disse haver mecanismos para evitar a sua repetição, cabendo às autoridades locais e nacionais "assegurar que não se repete", mas também à população moderar a curiosidade.

"Infelizmente, todos os dias vamos verificando que alguma curiosidade leva as pessoas a estar perto demais de alguns efeitos climáticos e isso não pode acontecer. Põe em risco o próprio, mas também afeta a comunidade. É uma questão de civismo e as autoridades locais e nacionais têm de prosseguir o seu trabalho", disse.

Para o ministro, apesar dos acontecimentos registados, não se justifica nenhuma medida legislativa adicional: "é óbvio que isso não pode acontecer, mas julgo que a proteção civil, no quadro das competências das câmaras municipais e do governo, têm todos os mecanismos para minimizar esses riscos e assegurar que isso não se repete".

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.