Passageiros transportados pela TAP aumentam 5% para 10,703 milhões em 2013

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 jan (Lusa) -- A TAP transportou 10.703.000 passageiros em 2013, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior, impulsionado pela Europa, África e Venezuela, divulgou hoje a companhia aérea em comunicado.

O crescimento registado em 2013 "ficou a dever-se à significativa melhoria da taxa de ocupação dos voos, que subiu de 76,8% para 79,4%, traduzindo um crescimento de 2,6 pontos percentuais", refere a TAP, destacando que a subida foi verificada apesar de a companhia ter mantido "o mesmo número de aviões, com igual capacidade oferecida".

Entre janeiro e dezembro de 2013, a rede de voos europeia registou um crescimento de 7,2% (mais 443 mil passageiros), que a companhia considera "determinante" para a subida global, salientando também África, com uma subida de 7,5%, e a Venezuela, com um aumento de 12,6%.

Os voos nacionais registaram um crescimento de 1% no volume de tráfego transportado.

"O aumento no número de passageiros transportados só em dezembro (8,3%) deu um forte contributo para o resultado final, destacando-se neste mês, entre outros setores da rede, as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, com uma subida de 12,2%, e também África, com mais 13,5%", refere a TAP.

A 17 de dezembro de 2013, o presidente da TAP afirmou que o tráfego de passageiros da companhia aérea deverá crescer entre 5% e 5,5% este ano.

Em 2014, a TAP vai voar para 10 novos destinos e reforçar a frota com seis aviões.

Os novos destinos da TAP serão Nantes (França), Hannover (Alemanha), Gotemburgo (Suécia), Belgrado (Sérvia), Talin (Estónia), São Petersburgo (Rússia), Manaus e Belém (Brasil), Bogotá (Colômbia) e Panamá.

CSJ // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.