Nova embaixadora dos EUA em Díli quer aprofundar laços bilaterais

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Díli, 19 jan (Lusa) - A nova embaixadora norte-americana em Díli, Kathleen Fitzpatrick, apresentou hoje as suas cartas credenciais ao Presidente timorense, Francisco Guterres Lu-Olo, e prometeu aprofundar os laços bilaterais.

"Sinto-me honrada em representar os Estados Unidos em Timor-Leste e como embaixadora trabalharei para aprofundar os laços entre os dois países", referiu a diplomata, num vídeo divulgado pela embaixada nas redes sociais e na sua página na internet.

Fitzpatrick saudou o "muito em comum" entre os dois países, nomeadamente, o "compromisso com a democracia, direitos humanos e desenvolvimento económico".

A nova embaixadora acrescentou que "vários produtos timorenses já chegam aos Estados Unidos", como café, baunilha e cravinho.

Os Estados Unidos "valorizam também Timor-Leste como amigo e parceiro no Sudeste Asiático", disse, afirmando que quer visitar o país, "de Tutuala a Oecusse", e conhecer mais sobre a cultura, a história e o café timorenses.

Antes de Timor-Leste, a diplomata ocupou o cargo de vice-secretária adjunta principal no gabinete de inteligência e pesquisa do Departamento de Estado norte-americano.

Anteriormente, Fitzpatrick tinha sido chefe de gabinete do subsecretário de Segurança Civil, Democracia e Direitos Humanos, e vice-secretária adjunta do gabinete de Democracia, Direitos Humanos e Trabalho, com destaque para as áreas de direitos humanos, democracia e liberdade internacional religiosa no Médio Oriente, América Latina e Ásia Oriental.

ASP // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.