Sete barras fechadas e três condicionadas devido à agitação marítima

Sete barras fechadas e três condicionadas devido à agitação marítima
| País
Porto Canal com Lusa

Sete barras de Portugal continental estão esta quarta-feira fechadas à navegação e três estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima, de acordo com informação disponível no 'site' da Marinha Portuguesa.

Segundo a Marinha, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, São Martinho do Porto e Ericeira estão hoje fechadas à navegação devido à previsão de agitação marítima forte.

A barra marítima de Viana do Castelo está fechada a embarcações de comprimento inferior a 30 metros e as de Aveiro e da Figueira da Foz a barcos de comprimento inferior a 35 metros.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou toda a costa portuguesa sob aviso laranja, prevendo-se ondas de noroeste com 05 a 07 metros, podendo atingir 09 a 11 metros de altura máxima.

Este aviso laranja para toda a costa portuguesa, que foi também emitido para a Madeira, vai estar em vigor entre as 12:00 de hoje e as 12:00 de quinta-feira.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O IPMA prevê para hoje períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo a partir do início da manhã, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até ao início da manhã.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte nas terras altas do Centro e Sul e na faixa costeira ocidental, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena descida da temperatura mínima na região Norte e subida de temperatura na região Sul.

Quanto às temperaturas, as mínimas vão variar entre 01 grau (em Bragança) e os 10 (em Lisboa) e as máximas entre os 10 graus Celsius (na Guarda) e os 20 (em Faro).

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.