Centeno diz que Portugal tem imenso a ganhar com superação de desafios no Eurogrupo

| Política
Porto Canal com Lusa

Paris, 12 jan (Lusa) -- O ministro das Finanças e novo presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, disse, hoje, em Paris, que "Portugal tem imenso a ganhar" com "a superação de desafios" que o fórum informal dos ministros da zona euro tem pela frente.

As declarações foram feitas aos jornalistas portugueses, depois da cerimónia de "passagem de testemunho" do Eurogrupo, na embaixada de Portugal em Paris, em que recebeu a pasta de presidente do Eurogrupo do holandês Jeroen Dijsselbloem.

"Portugal tem, obviamente, imenso a ganhar -- como todos os outros países -- da superação destes desafios que agora enfrentamos e vamos dar o nosso melhor", afirmou Mário Centeno, depois de sublinhar que "é preciso estar preparado" para o cargo.

O ministro português disse que "toma este desafio presente" de liderar o Eurogrupo "como algo muito sério", para o qual tem "uma grande motivação" e "uma equipa muito diligente e eficiente quer em Portugal quer enquanto presidente do Eurogrupo".

"É preciso estar preparado e aquilo que posso neste momento, de forma muito simples referir, é que creio que fiz essa preparação, tenho um trabalho que todos podem avaliar como ministro das Finanças de Portugal. Neste momento, empresta-se um pouco dessa preparação a esta questão da presidência do Eurogrupo que é muito relevante também para Portugal", acrescentou.

Centeno insistiu que quer "uma Europa mais robusta e mais resistente a crises" e que se está perante uma "janela de oportunidade para progredir na construção europeia", graças a uma dimensão política, nomeadamente ao "início de ciclos políticos muito relevantes em vários países da Europa", e às atuais "boas condições económicas" na Europa.

"A outra dimensão é a económica pelas boas condições económicas que nós temos na Europa: crescimento económico acima de 1,5% para todos os países, uma posição orçamental equilibrada no conjunto da área com melhorias muito significativas também transversalmente a todos os países e com uma posição de poupança líquida e uma posição externa muito favorável para a Europa", explicou.

O novo presidente do Eurogrupo acrescentou que os "marcos muito importantes" que a zona euro tem pela frente passam pela conclusão da união bancária, da união do mercado de capitais e de "uma capacidade orçamental para a União que promova o investimento e que promova a estabilidade e que funcione como mecanismo de estabilização".

Antes da conferência de imprensa com os jornalistas portugueses, Mário Centeno recebeu "o sino da zona euro" das mãos do holandês Jeroen Dijsselbloem e afirmou que é preciso "estar ciente" dos "desafios que têm de ser enfrentados".

Jeroen Dijsselbloem destacou, por sua vez, o "forte apoio no Eurogrupo" que o português tem e disse estar "feliz" por lhe transferir a pasta.

Esta tarde, Mário Centeno vai ao ministério francês da Economia e das Finanças para uma reunião com o seu homólogo Bruno Le Maire.

Na quinta-feira, o ministro português foi recebido pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, e depois deslocou-se ao palácio de Matignon para uma reunião com o primeiro-ministro francês, Édouard Philippe.

No dia 22 de janeiro decorre a primeira reunião do Eurogrupo sob a presidência de Mário Centeno.

CAYB // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.