Auditoria mostra que desfalque na tesouraria da Cooperativa de Felgueiras é de 197.000 euros

Auditoria mostra que desfalque na tesouraria da Cooperativa de Felgueiras é de 197.000 euros
| Norte
Porto Canal

O desfalque de tesouraria detetado na Cooperativa Agrícola de Felgueiras, após uma auditoria concluída nos últimos dias, é de 197.000 euros, um valor superior aos 120.000 euros apontados em novembro pela instituição.

Segundo fonte da direção, a valor apurado reporta-se ao período de 2010 a 2013 e vai determinar o despedimento do responsável financeiro da cooperativa agrícola, no âmbito de um processo disciplinar.

"Já foi notificado da nota e culpa", disse a fonte, explicando não haver confiança no funcionário, por terem sido detetados na auditoria comportamentos de "inércia, lapsos e desleixo".

Além do diretor financeiro, outra funcionária dos serviços de contabilidade, que assumiu a responsabilidade pelos movimentos financeiros, já tinha sido despedida há algumas semanas.

O valor de 120.000 euros, inicialmente detetado, reportava-se aos anos de 2012 e 2013. O restante, entretanto apurado numa segunda fase da auditoria, tem a ver com situações sinalizadas em 2010 e 2011. Em 2008 e 2009, nada de anormal foi detetado.

A funcionária em causa, com 25 anos na instituição, aceitou devolver cerca de metade do valor em falta nas contas.

O desfalque na tesouraria foi inicialmente detetado quando a direção decidiu avançar para uma reorganização dos procedimentos contabilísticos, o que incluía a realização de uma auditoria às contas.

A Cooperativa Agrícola de Felgueiras é uma das maiores do país, liderando a produção nacional de vinho verde e de quivi.

+ notícias: Norte

Requalificada Variante da Encosta em Braga com 7km de extensão

Já estão concluídas as obras de requalificação integral da Variante da Encosta, entre a Avenida João II e a Avenida Alfredo Barros, em Braga, informou, esta segunda-feira, a Câmara Municipal.

Camião que transportava produtos alimentares tomba e condiciona A1 na Feira

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Trabalhador de concessionária morre atropelado por carro na A7

Um homem de 53 anos de idade morreu atropelado por um veículo ligeiro, na tarde desta segunda-feira, na A7, junto à freguesia de Oliveira Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.