Cooperativa de Felgueiras detecta falta de 120.000 euros e suspende dois funcionários

| Norte
Porto Canal / Agências

Felgueiras, 13 nov (Lusa) - A Cooperativa Agrícola de Felgueiras suspendeu dois funcionários, incluindo o responsável financeiro, depois de se ter detetado o desaparecimento de 120.000 euros da caixa da instituição, disse hoje à Lusa um diretor.

"Estão os dois suspensos enquanto estamos a apurar o que efetivamente se passou", afirmou Rui Pinto, revelando que a falta detetada nos fluxos de caixa se reporta a este ano e a 2012.

A possibilidade de o valor em falta ser superior aos 120.000 já detetados não é desmentida pela direção.

"Estamos a ver a amplitude do problema", observou.

A situação foi sinalizada por revisores oficiais de contas, há cerca de duas semanas, no âmbito de uma auditoria ordinária à gestão da instituição.

Segundo o diretor ouvido hoje pela Lusa, uma funcionária, com cerca de 25 anos de casa, já assumiu a responsabilidade pela situação.

Quanto à suspensão visando o responsável financeiro, explicou, é uma "medida preventiva" enquanto se está a apurar o que efetivamente se passou.

"Queremos esclarecer se houve incúria ou outra situação", disse, adiantando que nos próximos dias será conhecido o relatório preliminar dos revisores oficiais de contas.

Sobre um eventual procedimento criminal imputado aos dois funcionários, a direção da instituição entregou o caso aos seus advogados.

Para Rui Pinto, uma das preocupações do momento é tentar que a instituição seja ressarcida do dinheiro o mais rapidamente possível.

À Lusa, o diretor apelou à calma dos associados, garantindo que a Cooperativa Agrícola de Felgueiras tem condições financeiras para honrar os compromissos assumidos, inclusive pagar a 900 viticultores, no Natal, a primeira fatia relativa à campanha de vindimas.

A Cooperativa Agrícola de Felgueiras é uma das maiores do norte do país, liderando a produção nacional de vinho verde e de quivi.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Nesta escola de Gaia luta-se por um recreio com menos telemóveis

A Escola Básica Dr. Costa Matos, em Gaia, está a transformar o recreio num tabuleiro à escala real, com o objetivo de, através da pintura de jogos tracionais no pavimento, promover atividades coletivas e reduzir o uso do telemóvel.

Mulher atropelada na berma da estrada em Penafiel

Uma mulher com cerca de 50 anos sofreu ferimentos graves, após ter sido atropelada por um veículo ligeiro, enquanto seguia na berma do passeio na Avenida de Recezinhos, na freguesia de São Martinho, em Penafiel, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Voluntários daquele concelho do Tâmega e Sousa.

Gaia como nunca a viu. Viaduto oferece nova vista para a cidade

Os ensaios no troço de extensão da Linha Amarela do metro, entre Santo Ovídio e Vila D’este, em Gaia, prosseguem a bom ritmo para que a operação arranque em junho.