IPMA diz que há baixa probabilidade de aguaceiros para a passagem de ano

IPMA diz que há baixa probabilidade de aguaceiros para a passagem de ano
| Norte
Porto Canal com Lusa

Na noite de passagem de ano podem registar-se aguaceiros em alguns locais do país, mas com fraca probabilidade, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, na tarde de dia 31 em Portugal continental prevê-se a ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões Norte e Centro, tornando-se moderada a partir do início da tarde e estendendo-se à região Sul, passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes a partir do final da tarde.

"Deste modo, a tendência atual para a noite de passagem de ano é de ocorrência de aguaceiros em alguns locais, embora com baixa probabilidade", refere a entidade em comunicado.

Prevê-se também queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir da tarde do dia 31, enquanto a agitação marítima, nos dias 31 e 01, será forte na costa ocidental, com ondas de noroeste com quatro a cinco metros.

O primeiro dia do novo ano será de períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado na região Sul, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco na região Norte.

Já na Madeira, para o dia 31, com a passagem de uma superfície frontal fria em fase de dissipação, prevê-se a ocorrência de aguaceiros fracos durante a tarde.

"Na passagem de ano existe uma baixa probabilidade de ocorrência de precipitação, o vento será de nordeste fraco a moderado e a temperatura não registará alteração significativa", salienta o IPMA.

Em relação à agitação marítima prevê-se na costa norte ondas de noroeste com dois a três metros e na costa sul ondas de sudoeste com um metro.

Para os Açores deve registar-se uma melhoria do estado do tempo a partir da manhã do dia 31, que se manterá no dia 1 de janeiro, com um centro de altas pressões "a causar, de uma forma geral, boas abertas em todas as ilhas".

"Nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro as temperaturas mínimas deverão oscilar entre 14 e 15ºC e as máximas entre 18 e 19ºC", frisa o IPMA.

+ notícias: Norte

"Supercarro" de 17 milhões de euros "made in" Matosinhos lançado esta terça-feira

O Adamastor Furia, novo 'supercarro' português fruto de 17 milhões de euros de investimento e com produção estimada em 60 veículos de estrada, será apresentado esta terça-feira e produzido em Matosinhos.

Iberdrola condenada a pagar 34 milhões de euros em litígio na construção da barragem do Alto do Tâmega

A Iberdrola foi condenada a ressarcir em 34 milhões de euros o consórcio Mota-Engil/Acciona/Edivisa, no litígio na construção da barragem do Alto Tâmega, tendo este agrupamento de empresas sido absolvido de pagar os valores reclamados pela elétrica espanhola.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.