Efeitos da tempestade 'Bruno' trazem muita chuva, vento e ondas a partir do final da tarde desta terça-feira

Efeitos da tempestade 'Bruno' trazem muita chuva, vento e ondas a partir do final da tarde desta terça-feira
| País
Porto Canal com Lusa

A tempestade 'Bruno' não vai afetar diretamente Portugal, mas o sistema frontal que lhe está associado vai piorar as condições do tempo a partir do final da tarde de hoje, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A depressão 'Bruno' formou-se na segunda-feira sobre o Oceano Atlântico, encontra-se a sudoeste das ilhas Britânicas e irá deslocar-se gradualmente para leste, pelo que não vai afetar diretamente o território português, embora no país se façam sentir as influências do sistema frontal que lhe está associado, com o agravamento das condições meteorológicas, hoje, ao final do dia.

De acordo com a meteorologista Ângela Lourenço, foram lançados avisos de precipitação, de rajadas (vento) e de agitação marítima para o país inteiro, sendo que o nível mais elevado (o ‘laranja’) foi emitido para os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Vila Real e Guarda.

“A previsão para hoje, para o território do continente, é de chuva ou aguaceiros, sendo que a partir do final da tarde se prevê um agravamento das condições meteorológicas, principalmente no que diz respeito à precipitação, às rajadas e depois também à agitação marítima, essencialmente na costa ocidental. Isto tudo associado a um sistema frontal que vai atravessar o território com uma atividade moderada a forte”, explicou.

A precipitação deverá afetar especialmente os distritos a norte de Coimbra “a partir do final da tarde até às primeiras horas de quarta-feira” e para as rajadas de vento “há avisos para todo o território, sendo que as regiões mais elevadas - as terras altas - e também o litoral poderão ser aquelas onde poderão ser mais significativas”, disse.

“Para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Braga, entre as 18:00 e a 24:00 [de hoje] o aviso é ‘laranja’ para as terras altas, com rajadas que poderão atingir cerca de 120 quilómetros por hora”, acrescentou.

No que respeita à agitação marítima, as ondas serão de noroeste com quatro a cinco metros já a partir de hoje a norte do Cabo Carvoeiro, uma situação que “se vai estender à restante costa ocidental, mantendo-se o aviso até à próxima quinta-feira”.

“Temos um período mais crítico na quinta-feira, essencialmente entre a meia-noite de amanhã [quarta-feira] e as 15:00 [de quinta-feira], no qual a agitação marítima pode ser pontualmente mais elevada e as ondas previstas são de noroeste com cinco a seis metros”, afirmou.

Na quarta-feira, as temperaturas no Porto devem variar entre os 10 graus Celcius e os 15º, em Lisboa entre os 13º e os 16º, e em Faro entre os 14º e os 18º.

Guarda, com 3º, e Bragança, com 4º, são as capitais de distrito com as previsões de temperaturas mínimas mais baixas.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.