Juncker diz que paragem do processo do Brexit depende dos britânicos

Juncker diz que paragem do processo do Brexit depende dos britânicos
| Mundo
Porto Canal com Lusa

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse hoje que depende do Parlamento e povo britânicos a decisão sobre uma eventual interrupção do processo do 'Brexit'.

Questionado pelos jornalistas sobre a eventualidade de o Reino Unido não chegar a abandonar a União Europeia (UE), Juncker salientou que "isso depende do Parlamento britânico e do povo britânico".

"Não nos compete decidir o que os britânicos têm que fazer", adiantou, em declarações à entrada para o segundo e último dia do Conselho Europeu, com o 'Brexit' na agenda.

Juncker reiterou que o processo de 'divórcio' entre o Reino Unido e a UE é "difícil", elogiando os esforços da primeira-ministra britânica, Theresa May, para se chegar a um acordo sobre a primeira fase das negociações.

Os líderes dos 27 deverão hoje dar o aval para a passagem à segunda fase negocial, seguindo a recomendação nesse sentido da Comissão Europeia.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, referiu já que a segunda fase das negociações em torno do 'Brexit' -- as relações futuras entre UE a 27 e Reino Unido - constituirá "o verdadeiro teste à unidade" dos 27.

+ notícias: Mundo

Encontrado português desaparecido na Suíça

O jovem de 26 anos que estava desaparecido em Sargans, na Suíça, foi encontrado durante a manhã desta quinta-feira, informou um familiar, através de uma publicação na rede social Facebook.

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.