Brexit: Negociações sobre transição e relação futura avançam, mas 27 pedem "mais clareza"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 15 dez (Lusa) - O Conselho Europeu está disposto a avançar para as negociações sobre um período de transição, que mantenha o Reino Unido no mercado interno da União Europeia, e a relação futura, mas reiterou a necessidade de maior "clareza".

Num documento divulgado hoje após uma reunião dos 27 líderes da União Europeia (UE), o Conselho Europeu "congratula-se com os progressos alcançados durante a primeira fase das negociações" e confirma que são suficientes para passar à segunda fase relacionada com a transição e o quadro para a relacionamento futuro.

O governo britânico propôs um período de transição de cerca de dois anos com acesso ao mercado interno e união aduaneira da UE após a saída do Reino Unido, em março de 2019.

Porém, os 27 vincam que, enquanto país terceiro, o Reino Unido não participará nem nomeará ou elegerá membros para as instituições da UE, nem vai participar na tomada de decisões.

O documento hoje acordado em Bruxelas contém orientações para as negociações, nomeadamente que, ao manter o acesso ao mercado interno, o Reino Unido terá de aceitar todos os regulamentos, orçamentos, supervisão, justiça e entidades, incluindo a competência do Tribunal de Justiça da União Europeia.

O Reino Unido terá também de, durante a transição, manter as quatro liberdades, nomeadamente de circulação de pessoas e bens, bem como respeitar a política comercial e aplicar os controlos e cobrar taxas aduaneiras da UE.

O Conselho Europeu pede à Comissão Europeia "recomendações adequadas" para as negociações sobre este período de transição para que possa aprovar diretrizes de negociação já em janeiro de 2018.

Porém, as negociações sobre a futura relação da UE com o Reino Unido, incluindo um acordo comercial, só deverão começar mais tarde, após a discussão de orientações sobre essa vertente em março.

Entretanto, o Conselho Europeu "exorta o Reino Unido a providenciar mais clareza sobre a sua posição no quadro da relação futura" e também a cumprir os compromissos tomados na primeira fase, nomeadamente com os direitos dos cidadãos europeus no Reino Unido, em forma de legislação.

BM // ANP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.