Londres preocupada com projeto de Trump para reconhecer Jerusalém como capital de Israel

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 06 dez (Lusa) - O Reino Unido está preocupado com a intenção do presidente dos EUA, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel, revelou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson, em Bruxelas.

"Vemos com preocupação a informação que ouvimos", disse Johnson, à chegada a uma reunião da NATO.

"Acreditamos que Jerusalém deveria, é claro, fazer parte de uma solução final (para o conflito) entre israelitas e palestiniano, uma solução negociada", insistiu.

Boris Johnson disse ainda que o Reino Unido não pretende mudar a sua embaixada, num dia em que Donald Trump deverá anunciar que vai iniciar os preparativos para mudar a embaixada norte-americana de Telavive para Jerusalém.

A intervenção do presidente americano está agendada às 18:00 TMG (mesma hora em Lisboa).

Trump "reconhecerá Jerusalém como a capital de Israel", disse um funcionário do governo, sob condição de anonimato, destacando o "reconhecimento de uma realidade" tanto histórica como contemporânea, refere a agência France Presse.

Esta reviravolta na política externa dos EUA é uma promessa de campanha de Donald Trump e vai contra uma década de prudência dos norte-americano sobre esta questão.

A confirmar-se esta posição, os Estados Unidos vão transformar-se no único país do mundo a reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

Líderes da região, incluindo o presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o rei saudita, Salman, advertiram que a decisão dos EUA poderá desencadear um surto de violência.

SO // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.