Indústria manufatureira e serviços crescem em novembro na China

| Economia
Porto Canal com Lusa

Pequim, 30 nov (Lusa) - A atividade da indústria manufatureira (PMI, na sigla em inglês) da China recuperou em novembro e cresceu mais rápido do que em outubro, bem como o setor dos serviços que também acelerou, segundo estatísticas oficiais hoje divulgadas.

O índice que mede a atividade nas fábricas, oficinas e minas do "gigante" asiático fixou-se em 51,8 pontos, acima dos 51,6 pontos registados no mês anterior.

Segundo o Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE) chinês, trata-se de um sinal de "impulso continuo na economia" do país.

O setor não manufatureiro cresceu também a um ritmo mais rápido, em novembro, e alcançou os 54,8 pontos, depois de se ter fixado em 53,3 pontos, em outubro.

Quando se encontra acima dos 50 pontos, o PMI sugere uma expansão do setor, pelo que abaixo dessa barreira pressupõe uma contração de atividade.

O índice é tido como um importante indicador mensal do desenvolvimento da segunda economia mundial.

O analista da Capital Economics Julian Evans-Pritchard considerou que os dados não são fiáveis, apontando que "no passado proporcionaram sinais falsos".

"Duvidamos que o impulso atual na indústria manufatureira seja sustentável, visto que o setor enfrenta ventos contrários nos próximos meses, como as medidas de combate à poluição, um crescimento mais lento do crédito, redução do apoio fiscal e abrandamento do mercado imobiliários", escreveu , Evans-Pritchard, em comunicado.

JOYP // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.