Mensagem PR mostra "horizonte de esperança" ao antever "Portugal sem troika" - CDS

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 1 jan (Lusa) -- O CDS considerou hoje que a mensagem de Ano Novo do Presidente da República mostra "um horizonte de esperança com pés na terra", ao antever um "Portugal sem troika" e um ano de crescimento económico.

"Pareceu-nos um discurso adequado, na medida em que 2014 será o primeiro ano em que poderemos falar eventualmente num Portugal sem troika, se cumprirmos o programa como está previsto, e numa economia com um ciclo completo de crescimento", afirmou à agência Lusa o dirigente nacional do CDS Nuno Melo.

Quanto ao fim do programa de austeridade, para o eurodeputado, a mensagem de Cavaco Silva mostrou "um horizonte de esperança com pés na terra, de quem antecipa que não teremos um novo resgate".

O Presidente da República defendeu que "há razões para crer que Portugal não necessitará de um segundo resgate", admitindo, no entanto, que um "programa cautelar é uma realidade diferente".

Em declarações à Lusa, Nuno Melo disse, contudo, que é importante que se sublinhe quem mesmo num 2014 sem troika, "será importante que Portugal não volte a uma lógica de outros tempos, em que se gastava o que não se podia, endividando-se o país e onerando gerações futuras muito além do tolerável.

O eurodeputado destacou ainda o apelo do Presidente aos partidos políticos para que adotem uma postura de compromisso e de "espírito construtivo".

"O CDS sempre disse não querer contribuir para a crispação política. E, num exemplo, o empenho do CDS ao mais alto nível para que se conseguisse alcançar um acordo relativamente à reforma do IRC", indicou.

ARP // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".