Catalunha: Ritmo de criação de novas empresas baixa 12% em outubro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Madrid, 13 nov (Lusa) -- A criação de empresas desceu 12% em outubro na Catalunha em relação a um ano antes, a maior diminuição verificada numa comunidade autónoma espanhola, segundo um relatório da empresa Informa D&B divulgado pela agência Efe.

O estudo contabiliza um total de 7.189 novas empresas criadas em Espanha no mês passado, o que significa uma diminuição de 2% em relação ao mesmo mês de 2016.

As comunidades autónomas que mais sociedades novas acumularam em outubro foram Madrid (1.624, +2 %), Catalunha (1.298, apesar de ser -12% que igual período do ano passado) e Andaluzia (1.216, -4 %).

O desafio independentista na Catalunha tem provocado nos últimos meses, entre outas coisas, um aumento do desemprego na região, a diminuição do crescimento económico e a deslocalização para outras regiões de Espanha da sede social de mais de 2.000 empresas desde a realização do referendo de autodeterminação de 01 de outubro último.

De acordo com o relatório, nos primeiros dez meses do ano foram registadas 80.727 novas empresas em Espanha, menos 7% do que durante o mesmo período de 2016.

A comunidade autónoma de Madrid, com 17.157 empresas, lidera a criação de novas empresas nos primeiros 10 meses de 2017, seguida da Catalunha, com 16.269 e a Andaluzia, com 13.061. As três regiões representam 58% do total nacional.

Quanto ao capital investido, a comunidade de Madrid recebeu mais de 1.000 milhões de euros, o maior valor absoluto, que significa mesmo assim uma diminuição de 29% em relação a um ano antes, e a Catalunha 860 milhões de euros.

O relatório também sublinha que os setores nos quais nasceram mais empresas são os do comércio e da construção, que representam 22% do total, seguidos dos serviços empresariais, 14%.

O executivo espanhol decidiu a 27 de outubro último demitir o governo catalão, dissolver o parlamento regional e marcar eleições na comunidade autónoma em 21 de dezembro próximo.

FPB // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.