Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

PAN entrega projeto de lei para suspender plantação de eucaliptos até nova legislação

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 nov (Lusa) -- O PAN entregou hoje, no parlamento, um projeto de lei para suspender a plantação de eucaliptos até à entrada em vigor da nova legislação, em março, que estabelece o regime jurídico aplicável às ações de arborização e rearborização.

De acordo com o comunicado enviado pelo partido, o novo regime de arborização e rearborização estabelece a redução do eucalipto e pretende impor uma aconselhável diversificação da floresta, criando "zonas tampão" que evitem ou mitiguem tragédias como foram os incêndios de Pedrógão Grande.

O problema, segundo o PAN, é que só se prevê a entrada em vigor da nova lei -- que é aplicável às ações de arborização e rearborização - em março do próximo ano.

Para o partido que tem como deputado único André Silva, "o risco de 'eucaliptização' é muito elevado, sendo a "moratória urgente para garantir que as reformas da floresta já aprovadas não sejam colocadas em causa".

"O PAN entende que a permissão de plantação de eucaliptos até à entrada em vigor da nova lei é um erro que poderá levar a que as áreas geográficas afetadas pelos incêndios possam já estar repletas desta espécie rentável quando se tentar diversificar a floresta portuguesa", alerta.

O partido garante ainda que "esta iniciativa não pretende fazer um exercício de diabolização do eucalipto", mas sim "reforçar a necessidade de ser equacionada uma gestão do território florestal português que obedeça a trâmites de racionalidade e adequação".

A suspensão temporária de toda a plantação de eucaliptos, antecipa o partido, "incentivará ainda a plantação de espécies arbóreas folhosas autóctones com uma boa capacidade produtiva, reconhecida qualidade da madeira produzida, maior proteção e resistência à propagação de incêndios".

"O ordenamento do território florestal português tem, nas últimas décadas, vindo a conhecer uma transformação radical, onde se privilegiou o fomento da plantação de eucaliptos em detrimento de espécies autóctones numa lógica puramente economicista, uma vez que esta espécie apresenta rendimento económico a curto prazo", critica.

JF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Proibição de utilização de animais nos circos vai ser debatida no parlamento

O fim da utilização de animais nos circos e espetáculos similares vai ser discutido no parlamento na quinta-feira, por iniciativa do PAN, que defende que a prática não é ética nem pertence a uma sociedade evoluída.

Governo vai acabar com fases de combate de incêndios

O Governo vai eliminar as fases de combate aos incêndios florestais na nova diretiva operacional a sair até ao final do ano, anunciou hoje na Ericeira (Mafra) o ministro da Administração Interna.

Nuno Melo é o novo presidente da distrital de Braga do CDS

Redação, 17 dez (Lusa) -- O eurodeputado Nuno Melo foi eleito presidente da distrital de Braga do CDS-PP, estrutura que diz ser "importantíssima" para o partido e à qual regressa para disputar as "grandes batalhas", que serão as próximas eleições europeias e legislativas.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS